Você sabe o que é apropriação cultural?

Você sabe o que é apropriação cultural?

Apropriação cultural  é a adoção de alguns elementos específicos de uma cultura por um grupo cultural diferente.

O termo  tem sido um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, artistas, pessoas públicas  e marcas estão sendo acusados de apropriação de uma outra cultura.

A cantora Anitta apareceu na gravação de um clip usando dreads no cabelo e isso foi motivo para desencadear uma série de discussões, na visão de alguns internautas a cantora que eles julgam como de pele branca " se apropriou" do estilo de cabelo afro. 

 Imagem : Google 

Imagem : Google 

Em 2016  aconteceu o mesmo  em um desfile do estilista Marc Jacobs, a marca foi acusada de apropriação cultural porque modelos brancas e loiras desfilaram com dreads coloridos no cabelo. 

 Imagem : Google

Imagem : Google

Os Masais, são um tribo africana localizada uma parte na Tanzânia e outra na  Quênia, são reconhecidos pelas suas vestimentas que são tecidos de algodão na cor vermelha  chamada Shuka, o tecido é drapeado pelo corpo em estampas bem diferentes, predominantemente o xadrez e muitas marcas se encantam com a beleza do tecido.  Eles também costumam usar muito acessórios como colares em miçangas os quais são feitos pelas próprias mães da tribo e cada cor tem um significado.

7883586_U2R2Z.jpeg

Analisando o quanto as marcas utilizavam como referência e inspiração  a cultura deles e que a tribo nada lucrava com isso criou-se o "MIPI" ( Massai Intellectual Property Initiative) que protege os direitos da cultura dos Masais. Segundo o MIPI  na tribo hoje  80% das pessoas vivem abaixo da linha da pobreza. 

170217-masai-apropriacao-cultural-2-590x533.jpg

 Grandes marcas  detêm a propriedade cultural de produtos inspirados nos Masais  como a  sola de sapato vermelha da Louboutin  e o xadrez conhecido como marca registrada da  Burberry. 

Especialistas se posicionam com diferentes vertentes, a apropriação cultural seria " roubar" a identidade ou seria uma forma de gerar mais preconceito? Já que se seguida ao pé da letra cada comunidade pode somente transitar na cultura, raça, religião. 

19_07_2017_06_52_36.jpg