Você sabe o que é apropriação cultural?
Apropriação cultural é a adoção de alguns elementos específicos de uma cultura por um grupo cultural diferente.
O termo tem sido um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, artistas, pessoas públicas e marcas estão sendo acusados de apropriação de uma outra cultura.
A cantora Anitta apareceu na gravação de um clip usando dreads no cabelo e isso foi motivo para desencadear uma série de discussões, na visão de alguns internautas a cantora que eles julgam como de pele branca " se apropriou" do estilo de cabelo afro.
Em 2016 aconteceu o mesmo em um desfile do estilista Marc Jacobs, a marca foi acusada de apropriação cultural porque modelos brancas e loiras desfilaram com dreads coloridos no cabelo.
Os Masais, são um tribo africana localizada uma parte na Tanzânia e outra na Quênia, são reconhecidos pelas suas vestimentas que são tecidos de algodão na cor vermelha chamada Shuka, o tecido é drapeado pelo corpo em estampas bem diferentes, predominantemente o xadrez e muitas marcas se encantam com a beleza do tecido. Eles também costumam usar muito acessórios como colares em miçangas os quais são feitos pelas próprias mães da tribo e cada cor tem um significado.
Analisando o quanto as marcas utilizavam como referência e inspiração a cultura deles e que a tribo nada lucrava com isso criou-se o "MIPI" ( Massai Intellectual Property Initiative) que protege os direitos da cultura dos Masais. Segundo o MIPI na tribo hoje 80% das pessoas vivem abaixo da linha da pobreza.
Grandes marcas detêm a propriedade cultural de produtos inspirados nos Masais como a sola de sapato vermelha da Louboutin e o xadrez conhecido como marca registrada da Burberry.
Especialistas se posicionam com diferentes vertentes, a apropriação cultural seria " roubar" a identidade ou seria uma forma de gerar mais preconceito? Já que se seguida ao pé da letra cada comunidade pode somente transitar na cultura, raça, religião.