Cada vez mais difícil comprar um imóvel em Londres

Cada vez mais difícil  comprar um imóvel em Londres

Por : Hugo Mayfair

O preço médio dos imóveis em Londres subiu mais que o salário médio da população nos últimos 10 anos de acordo com os últimos dados oficiais. O gráfico abaixo ajuda a mostrar como é difícil para um londrino comprar um imóvel. O preço de uma residência é 12.9 vezes o salário anual dos moradores da cidade.

Para os desavisados, isso poderia ser o sinal de uma bolha imobiliária, mas olhar apenas para o índice não é suficiente para avaliar o mercado residencial na capital Inglesa. Londres é considerada um caso a parte, porque muitos investidores internacionais, principalmente Árabes e Chineses  compram casas aqui inflacionando os preços, mas suas rendas milionárias não entram no cálculo do salário dos residentes locais.

Com a desvalorização da libra, ficou ainda mais fácil para os estrangeiros comprarem imóveis, aumentando esse gap entre preço e salario.

No entanto, vários analistas já começam a prever uma acentuada queda de preços nos próximos anos, não devido a uma bolha, mas sim por causa do Brexit. Segundo analistas do Societe Generale, a fuga de empresas e profissionais para outras cidades da Europa e o desaquecimento econômico de UK, pode forcar o preço de residências a cair pela metade.
 

Se a previsão vai se concretizar ou se o banco francês esta apenas fazendo terrorismo anti-Brexit, só o tempo vai dizer.

  Fonte: ONS (U.K. Office for National Statistics)    

Fonte: ONS (U.K. Office for National Statistics)