Cientistas revelam qual a melhor idade para ter filhos

 

Crescemos ouvindo das nossas avós que toda mulher deve ter filhos até os 25 anos porque depois fica difícil de conseguir engravidar.  Depois vieram os conselhos das nossas mães, que deveríamos engravidar somente quando tivéssemos concluído os estudos e tivéssemos uma  vida profissional estável, na cabeça delas isso aconteceria no máximo aos 27 anos. 

No entanto entrou em campo uma geração de mães aos 32, 35, 36 , 40 anos... Mulheres seguras, com mais estabilidade financeira e emocional, que sonham em dar a luz ao seu primeiro filho. Mas será que realmente não tem riscos para a mãe e para o bebê? 

Não há dúvida, segundo os cientistas que a fertilidade vai diminuindo aos poucos ao longo da vida, no entanto em países como o Reino Unido por exemplo mais de 50% dos bebês nascem de mulheres acima de 30 anos, no Brasil esse índice também tem aumentado segundo o IBGE.

Outra questão é que não é somente as mulheres que sofrem com essa diminuição da fertilidade, segundo cientistas os homens também tem a fertilidade diminuída após  os 35 anos. 

Perspectiva Biológica - De acordo com especialista em fertilidade, a idade com menor risco de complicações na gravidez e pós- parto está  entre os  25 e 29 anos. 

Perspectiva Social - De acordo com o  sociólogos  da Universidade de Oxford no  Reino Unido, do ponto de vista social há mais benefícios quando se escolhe ser mãe mais tarde, a melhor idade seria 30 anos ou um pouco mais. 

Perspectiva de planejamento familiar-  Segundo especialistas e membros  da Sociedade Britânica de Fertilidade é fato que a fertilidade vai diminuindo com a idade tanto nas mulheres quanto  nos homens, mas é difícil dizer qual a melhor idade para engravidar e quando a fertilidade vai diminuir, já que também existem fatores genéticos envolvidos. 

Estudos realizados na Holanda apontam que se a mulher quer ter 3 filhos, deve ter o primeiro com 23 anos, se pensa em ter 2 deve começar aos 27 anos  e se deseja apenas 1 pode começar a tentar aos 32 anos. 

Se você foi mãe após os 30 anos, deixa seu comentário aqui embaixo!