Crimes virtuais na redes sociais

Por trás da tela do computador ou até mesmo do celular pode se esconder um criminoso disposto a usar de toda tecnologia para cometer crimes os quais  cometeria pessoalmente. 

Por ser considerada  "terra sem lei" a internet  alcançou o mundo, sem estarmos preparados para isso, as leis tentam lentamente correr atrás e ter o domínio de crimes que são cometidos através da rede, no entanto ainda falta muito para alcança- lá. 

Ninguém está livre de ter um vírus ou um programa ilegal rodando seus dados e buscando seus acessos.  Através da internet  conseguimos fazer absolutamente tudo, como movimentações bancárias, compras, cadastros e muitas outras coisas que envolvem senhas geradas por nós e de fácil acesso para os hackers.  

Além de crimes financeiros e de uso de identidade, existe uma outra linha de crimes praticados via redes sociais . São eles :

Calúnia : Inventar história falsa sobre alguém 

Insultos : Falar mal ou mesmo insultar alguém 

Difamação: Associar uma pessoa a um acontecimento que possa denegrir a imagem dela

Divulgação de material confidencial : Revelar segredos de terceiros, assim como material íntimo como fotos e documentos. 

Apologia ao crime :  Criar comunidades que ensinem como infringir  regras da sociedade

Perfil Falso : Criar um perfil falso nas redes sociais que não seja a sua identidade

Preconceito/ discriminação : Fazer comentários de forma negativa sobre raça, cultura, etnia e religião 

Pedofilia : Troca de imagem ou informações com crianças/ adolescentes

Estupro :  Obrigar a vítima a fazer sexo  à distância através de chantagem 

Para alguns desses crimes já existe punição. Em  2012 foi criada a lei conhecida como  Carolina Dieckmann   quando a atriz teve suas  fotos íntimas divulgadas na internet sem autorização. A lei tem como pena de três meses a dois anos quando condenado.  Lembrando que para denúncias devem existir provas concretas do crime. 

Especialista alertam sobre algumas  maneiras de proteção :  Não acessar sites  ilegais, não fazer downloads em site que não sejam seguros, não passar suas senhas e logins para ninguém.