1º de Maio : Protestos e celebrações no Brasil

 

O dia do trabalhador é comemorado em 1º de Maio em vários países do mundo, sendo considerado um dos feriados mais importantes no calendário de países como  Brasil, Portugal e Angola. 

A data teve origem em 1º de Maio de 1886, quando houve a primeira manifestação de trabalhadores que reivindicavam seus direitos nas ruas de Chicago. Após muitas lutas e manifestações as quais houverão até  mortes de trabalhadores, só em 1919  o Senado francês  ratificou as 8 horas de trabalho  e proclamou o dia 1º de Maio como  feriado. 

 Imagem: Google 

Imagem: Google 

Esse ano  no Brasil o feriado  começou antecipado e  marcado por uma grande paralisação nacional.  Na última sexta-feira (28) diversos setores resolveram "cruzar os braços"  em protesto contra o governo . Com a grave crise econômica no país a população  encontra-se inconformada.  Ainda nesta segunda- feira trabalhadores do Comércio e Serviços marcaram uma paralisação , com intuito de pedir melhores condições de trabalhado e precariedade.

 No entanto alguns irão aproveitar o feriado para celebrar, prefeituras de algumas cidades do país  organizaram  eventos em comemoração ao Dia do Trabalhador com shows, corridas e até sorteios.  O dia promete ser intenso e diversificado.