marilia MacielComment

Afinal, o que é empoderamento?

marilia MacielComment
Afinal, o que é empoderamento?

Não se pode pensar  em feminismo sem falar em empoderamento feminino , mas afinal o que significa essa palavra tão atual? 

Empoderamento é o ato de conceder o poder de participação às mulheres, garantindo que possam estar  cientes sobre a luta pelos seus direitos,  como  a total igualdade entre os gêneros em todos os campos sejam sociais, econômico ou  políticos.

A Organização das Nações Unidas para igualdade de gêneros e empoderamento das mulheres  (ONU Mulheres) criou uma lista com os sete princípios básicos  do  empoderamento feminino no âmbito social e profissional que são os seguinte: 

  • Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.

  • Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.

  • Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.

  • Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.

  • Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.

  • Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.

  • Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

 Imagem: Google 

Imagem: Google 

" Nós percebemos a importância da nossa voz quando somos silenciados". disse Malala Yousafzai, ativista paquistanesa que ganhou o prêmio Nobel da Paz aos 17 anos. 

Empoderar se refere  ao ato de dar  ou receder poder para si próprio ou para outrem, se aceitar, se assumir, se valorizar e antes de tudo se amar do jeitinho que você é.  O mundo está caminhando para que  dentro de alguns anos cada uma de nós sejamos o que desejarmos, usarmos as roupas, o cabelo que quisermos e é por isso que não devemos parar de lutar por essas conquistas.