2017 - O ano do empoderamento feminino!

 

O ano de 2017  foi marcado como o ano em que mais se ouviu falar em empoderamento feminino. 

Mas afinal, o que significa EMPODERAMENTO FEMININO ? segundo o dicionário é  o ato de conceder o  poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros, por exemplo.

Essa definição vai bem mais além e  se estende também a cultura e comportamento, como no caso de movimentos que defendem a beleza da mulher como ela é, seja plus size, negra, branca, cabelo crespo ou liso. 

 Imagem: Google

Imagem: Google

Esse ano  foi realmente coroado como o ano do "natural" , da aceitação e libertação feminina através desse tal de empoderamento.  A luta feminista por igualdade também ganhou mais "corpo" e pela primeira vez podemos sentir que nossas vozes estão sendo ouvidas. 

Foram vários os protestos e manifestações em defesa das mulheres  no Brasil e ao redor do mundo, começamos com o "caso  José Mayer" ator global com mais de 30 anos de carreira  que assediou sua colega de trabalho e deu voz a poderosa manifestação nas redes sociais  " Mexeu com uma, mexeu com todas", em seguida foi a vez do famoso produtor de  Hollywood Harvey Weinstein , que foi denunciado por abuso e assédio por uma dezena de atrizes com nomes de peso no cinema, mas infelizmente a lista não parou por aí e mais comediantes, produtores e atores renomados foram denunciados até por estupro. 

 Foto: Glamour Brasil 

Foto: Glamour Brasil 

O que se pode perceber com essa retrospectiva de 2017 é que a voz feminina está ganhando cada dia mais força e que esse ano nos unimos para lutar por uma mesma causa seja ela  chamada de igualdade, liberdade, empoderamento ou como quer que seja.