Mulheres ultrapassam os homens na criação de novos negócios, diz pesquisa

Mulheres ultrapassam os homens na criação de novos negócios, diz pesquisa

 

As mulheres estão  liderando na criação de empresas no Brasil segundo o Global Entrepreneurship Monitor,a  pesquisa desenvolvida pelo Sebrae ( Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena empresa) e o IBQP ( Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade). 

Elas são responsáveis por 51,5% das empresas abertas nos últimos três  anos  a frente dos homens com 48,5%, no entanto  o relatório também  aponta que as mulheres enfrentam mais desafios para prosperar. 

Grande parte das empresas dessas mulheres estão no setor de serviços como : beleza, vestuário, acessórios e bufês. Embora estejam a frente na criação de novos negócios, segundo a pesquisa as mulheres ainda estão atrás dos homens quando se trata de empresas consolidadas no mercado, os homens possuem 57,3% enquanto as mulheres 42,7%. 

Esse número está atrelado as maiores dificuldades que as mulheres encontram para consolidar o negócio, preconceito de gênero, menor credibilidade, maior dificuldade de financiamento e conciliar a vida familiar com a empresa são fatores que interferem na estabilidade do negócio. Ainda falta apoio à mulher empreendedora no Brasil.