Mulheres ultrapassam os homens na criação de novos negócios, diz pesquisa
As mulheres estão liderando na criação de empresas no Brasil segundo o Global Entrepreneurship Monitor,a pesquisa desenvolvida pelo Sebrae ( Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena empresa) e o IBQP ( Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade).
Elas são responsáveis por 51,5% das empresas abertas nos últimos três anos a frente dos homens com 48,5%, no entanto o relatório também aponta que as mulheres enfrentam mais desafios para prosperar.
Grande parte das empresas dessas mulheres estão no setor de serviços como : beleza, vestuário, acessórios e bufês. Embora estejam a frente na criação de novos negócios, segundo a pesquisa as mulheres ainda estão atrás dos homens quando se trata de empresas consolidadas no mercado, os homens possuem 57,3% enquanto as mulheres 42,7%.
Esse número está atrelado as maiores dificuldades que as mulheres encontram para consolidar o negócio, preconceito de gênero, menor credibilidade, maior dificuldade de financiamento e conciliar a vida familiar com a empresa são fatores que interferem na estabilidade do negócio. Ainda falta apoio à mulher empreendedora no Brasil.