Furacão Ophelia chega a Irlanda

Furacão Ophelia chega a Irlanda

A Irlanda recebe hoje o que pode considerar a  pior tempestade desde 1961, de acordo com Met Éireann, o serviço meteorológico nacional do país.

O furacão Ophelia, que encontrava-se  no  sudoeste das ilhas dos Açores, perto de Portugal, a 2.500 km de distância da Irlanda , nesta manhã começou  atingir a costa oeste do país. 

De acordo com a meteorologia o Ophelia  perderá seu status de furacão na Irlanda , mas ainda é  uma tempestade poderosa. Áreas como Cork, Kerry, Clare e Galway & Mayoestão serão  atingidas com  velocidades de vento superiores a 130kmh (80 mph).

Já existem 5.000 casas sem eletricidade devido as linhas de energia que caem quando Storm Ophelia atingiu o sul e o sudoeste da Irlanda.

A maioria das quedas de energia até agora estão em Cork e Kerry e onde a polícia disse que árvores e linhas de energia já foram derrubadas.

Com o aviso meteorológico "vermelho" agora estendido a toda a República da Irlanda, o Gardai aconselhou as pessoas a permanecerem em casa e apenas sair para viagens essenciais.

Até agora(10:35 AM) os  ônibus de Dublin pararam de funcionar e só voltarão as 6PM dependendo das condições climáticas. 

Na Irlanda do Norte, o Lord Chief Justice ordenou que todos os tribunais fossem fechados às 12h30. O Departamento de Agricultura acaba de anunciar o fechamento de todos os parques florestais na Irlanda do Norte para o dia. O encerramento de todas as escolas e faculdades, incluindo as universidades, não tem precedentes para a Irlanda do Norte.

Em Dublin, capital da Irlanda,  acontece o mesmo, escolas, supermercados, parques, encontram-se fechados no momento.  O furacão que a principio era considerado nível 3, no momento está em estado de alerta em todo o país. 

Comenta-se que o furacão  pode atingir aindaalgumas ilhas britânicas.