Tipos de Investimentos
Até aqui, eu basicamente contei uma história, uma história de como nós evoluímos em termos financeiros ao longo do tempo, mas agora vamos falar de investimentos? Vamos falar sobre todos os principais investimentos do mercado para você entender as diferentes formas de como fazer o seu dinheiro trabalhar por você, e não você trabalhar para ter dinheiro. E eu já vou começar te dizendo algo muito importante, um conceito que muitas pessoas ainda não levam como verdade.
Poupança não é investimento!
Sim, manter o seu dinheiro na poupança hoje em dia não da para considerar como um investimento e eu vou te explicar o porquê. A poupança possui a menor rentabilidade no mercado financeiro. Hoje, o rendimento de lá se baseia na Taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia. O rendimento segue as seguintes regras: Se a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% sobre o valor depositado mais a taxa referencial. Se a taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da Selic mais a taxa referencial. É um percentual muito baixo perto de outras opções de investimentos, mas isso nem é a pior parte. A pior parte é que a poupança perde para a inflação!
Você basicamente está perdendo poder de compra mantendo o seu dinheiro na poupança. Só para você ter noção, em 2021 o ano fechou com a inflação oficial em 10,06% ao ano enquanto a poupança teve um retorno absoluto de 2,94%.
Calculando quanto de ganho real que você teria tido em 2021 mantendo seu dinheiro na poupança, você teria saído com um prejuízo de 6,37% de perca do seu poder de compra. Esse é um pensamento onde você não perde diretamente no seu capital, se você tinha 1.000 reais na poupança em 2021, ao final do ano serão 1.029,40. Só que, você conseguia comprar muito mais coisas quando tinha mil reais, do que com esses mil e vinte e nove. Você sente que o seu salário hoje, não compra as mesmas coisas que comprava antes? Que está tudo ficando caro? Isso é perder poder de compra! Como investidor você tem que entender que qualquer moeda fiduciária, a moeda de papel, vai ter inflação. Até mesmo o Dólar vai inflacionar. Cabe a você investir para não perder para ela.
Deixar o seu dinheiro parado, é estar perdendo dinheiro. O real objetivo dessa aula é fazer você entender isso de uma vez por todas. Você precisa ser um investidor se quiser de fato viver financeiramente bem. E talvez você até ache que isso não é pra você. Mas é. Você só precisa virar uma chave na sua mente!
E para começar a virar essa chave, vamos falar agora de como você pode investir o seu dinheiro?
Primeiro vamos começar por um dos mais conhecidos do mercado, o Tesouro Direto. Um dos conceitos básicos de investir dá para ser colocado como: emprestar o seu dinheiro e ter um lucro em cima do tempo que ele ficou emprestado. E o que torna o Tesouro Direto um dos investimentos mais seguros e confiáveis, é que você está emprestando dinheiro para o Governo Federal. Você pode até não gostar do governo, mas tem que admitir que é muito improvável que ele vá te roubar. Investir em Tesouro é emprestar dinheiro para que o Estado possa realizar investimentos no nosso país, obras de infraestrutura ou até mesmo arcar com custos.
CDB, Certificado de Depósito Bancário. O CDB é um empréstimo que você faz para os bancos, e assim como o Tesouro Direto, possui um baixíssimo grau de risco e complexidade porque ele é garantido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Quando você investe em CDB, você estará aplicando o seu dinheiro em uma instituição bancária que vai utilizar esse valor para custear as suas atividades como empréstimos e financiamentos.
É sempre importante lembrar que o rendimento do CDB é tributado pelo Imposto de Renda. Ele possui sua rentabilidade definida com base na taxa DI que acompanha a Selic bem de perto.
LCI, Letras de Crédito Imobiliário. O LCI são aplicações financeiras que estão diretamente ligadas ao financiamento do mercado imobiliário brasileiro. Além de possuir uma boa rentabilidade, o LCI tem dois atrativos bem interessantes. O primeiro é que ele, assim como o CDB, está ligado ao Fundo Garantidor de Créditos, o FGC. O segundo atrativo, é a isenção do Imposto de Renda, que é algo importante a se levar em conta na hora de fazer as contas sobre qual investimento é melhor para você.
LCA, Letra de Crédito do Agronegócio. Muito parecido com o LCI, o LCA também é isento de IR e conta com o FGC. A diferença entre os dois é qual setor que o seu dinheiro estará sendo investido e impulsionando, que nesse caso é o setor de agronegócio, um dos mais rentáveis do Brasil.
LC, as Letras de Câmbio. O LC também é um título de Renda Fixa, e renda fixa é uma classificação de investimento que você consegue ter uma previsão da rentabilidade. O LC tem o foco em sociedades de crédito, investimentos e financiamentos, as Instituições Financeiras. O LC também tem garantia do FGC, Fundo Garantidor de Créditos, o que também o coloca entre os investimentos com um risco bem baixo para quem investe, só que diferente dos dois anteriores, ele possui tributação do Imposto de Renda.
Fundos de Investimentos e Imobiliários. Fundos de Investimentos é uma opção de investimentos onde você conta com gestores profissionais para conduzir e administrar a estratégia do fundo para extrair as melhores rentabilidades dos produtos financeiros que existem no mercado. Os Fundos de Investimentos exploram uma gama muito mais ampla de possibilidades que os Fundo de Imobiliários que aproveitam o melhor do mercado de imóveis.
Ações na Bolsa de Valores: O mercado de ações anda em bastante evidência, cada vez mais pessoas estão interessadas nele. Até mesmo você, que está vendo este vídeo, está assistindo porque quer aprender a investir, e se você busca rentabilidades maiores do que as rentabilidades dos investimentos que eu te falei até aqui, é a Bolsa de Valores que irá te fornecer isso. Em rendimento, ela só fica atrás do mercado de Criptoativos, que vamos falar mais a frente. A Bolsa de Valores é o ambiente em que as compras e vendas de ações realmente acontecem. É ali que quem quer vender seus papéis encontra quem quer comprá-los. No Brasil, a única bolsa de valores existente é a B3. Sendo a principal instituição de intermediação do mercado de capitais brasileiro, a B3 desenvolve, implanta e provê sistemas para a negociação de ações, derivativos de ações, títulos de renda fixa, títulos públicos federais, derivativos financeiros, moedas à vista e commodities agropecuárias. É na sua plataforma que acontece a listagem de ações e outros ativos, o registro, a compensação e a liquidação das compras e vendas feitas pelos investidores.
Mercado de Ativos Digitais: O mercado de ativos digitais, mais conhecido como mercado de criptomoedas, é o mais novo segmento do ramo de investimentos. O mercado de criptoativos nasceu com a sua principal criptomoeda, o Bitcoin. O Bitcoin é um ativo digital que nasceu com o conceito de ser a primeira moeda descentralizada, digital e segura. E ele de fato entrega isso, o Bitcoin é descentralizado, ou seja, ele não possui nenhuma organização por trás dele. Para ficar mais claro para você, todo o sistema financeiro que temos, é centralizado ao Banco Central, ele quem determina os caminhos que a economia de um país deve seguir. Já o Bitcoin não é centralizado nada, e como isso é possível? Bom, isso só é possível graças a sua tecnologia, a tecnologia da blockchain permite que o BTC seja um ativo digital descentralizado e seguro.