Adriana Chiari Magazine

View Original

Como viajar de volta à Londres georgiana

Passeio por uma rua georgiana

Londres não tem falta de arquitetura georgiana. Em algumas partes da cidade, é quase impossível evitá-la. Há, no entanto, alguns locais onde se pode dar um passeio e sentir que se regressou à era georgiana.

No topo da lista de qualquer pessoa deve estar o antigo local de atuação dos Huguenotes, Spitalfields. A Princelet Street e a Fournier Street são admiradas pelas suas extensões de moradias georgianas, outrora ocupadas pela comunidade de tecelões de seda. Pode reservar visitas privadas à Princelet Street, 19, que é agora o Museu da Imigração, e há eventos ocasionais na House of Annetta, uma das poucas casas não restauradas da zona.

Noutro local, Camberwell Grove, no sul de Londres, oferece uma avenida frondosa de casas da era georgiana, que são particularmente atmosféricas à noite, quando a luz brilha através das suas janelas em leque.

Uma rua mais modesta, mas igualmente intacta, é a Little Green Street em Gospel Oak, um conjunto muito bonito de casas georgianas. Também têm uma ligação com os Kinks, mas isso é outra história.

Caso contrário, peça a Hazel Baker para o levar na sua visita privada à Londres georgiana.

Entre numa residência georgiana na Casa de Dennis Severs

A maior parte das casas acima referidas são residências privadas (o historiador e escritor Dan Cruickshank possui uma, e é muito bonita), mas não é o caso da Dennis Severs' House, uma bonita casa na Folgate Street, em Spitalfields. Não é bem uma casa, não é bem um museu, anda-se de sala em sala, deparando-se com velas a arder e copos de vinho recentemente esvaziados - tudo isto indica que acabou de perder um encontro com um dos Jervises, a família huguenote que aparentemente viveu aqui. É uma experiência assustadoramente encantadora - especialmente no Natal, quando a casa está vestida a rigor.

Ir a um recital na Casa Handel Hendrix

George Frideric Handel foi o Jimi Hendrix do seu tempo (apropriado, porque ambos viveram na mesma casa). Para além de explorar as suas escavações de Brooke Street na Handel Hendrix House, pode assistir regularmente a recitais das obras de Handel - algumas escritas neste mesmo local - com várias matinés e salões à volta do cravo. O museu também organiza aulas de culinária georgiana e workshops de fabrico de chocolate quente na sua autêntica cozinha georgiana. Consulte a página de eventos.

Ver alguma arte georgiana

🖼️ Visite a magnífica mistura de arte que é a Exposição de verão da Royal Academy of the Arts. Começou na Somerset House em 1779 e continua a ser uma das exposições anuais mais faladas de Londres.

😂 Fora da época de verão, ria-se com as caricaturas escabrosas de Thomas Rowlandson, também na Royal Academy. Ele ridicularizava toda a gente, desde Napoleão até ao Príncipe Regente. É pena que ainda não estivesse por cá para fazer o Boris Johnson.

🤩 Desfrutar da beleza da espirituosa cortesã Kitty Fisher, que foi a grande responsável por conseguir que Joshua Reynolds pintasse o seu retrato (que pode agora ser visto na Kenwood House) e também que o arquirrival de Reynolds, Nathaniel Horne, fizesse o mesmo (este retrato de Kitty está na Sala 18 da National Portrait Gallery). Kitty é muito celebrada em Londres - existe também um restaurante em Mayfair com o seu nome, bem como uma suite de hotel, sobre a qual falaremos mais tarde.

🖌️ Admire os Hogarths no Sir John Soane's Museum Picture Room. As obras fundamentais do mestre satírico, incluindo A Rake's Progress e An Election, são reveladas nesta sala única, que se dobra em três vezes mais pinturas do que deveria ser capaz.

Coma de volta no tempo na Georgian Dining Academy

Uma noite de inteligência cintilante, atuação histórica e bonomia à luz das velas aguardam-no em qualquer um dos dossiers da Georgian Dining Academy. Dedicados a recriar os dias da decadência georgiana, estes eventos ocasionais decorrem em autênticos cenários georgianos (chop houses, pubs, galerias), onde se pode conviver com cortesãs enquanto se delicia com costeletas grossas e vinho do Porto abundante. Também organizam eventos privados.

Outros produtos georgianos

  • Saiba mais sobre uma das grandes descobertas da Geórgia - como medir a longitude - no Observatório de Greenwich.

  • Tome uma caneca de cerveja no pub Lamb & Flag em Covent Garden, que remonta a pelo menos 1772, embora note que eles não são mais palco de lutas de luta livre.

  • Visite o antigo apartamento de Benjamin Franklin em 36 Craven Street, uma verdadeira joia georgiana, e ouça a famosa armónica de vidro em ação.

  • Explore os albergues georgianos de Hoxton que agora são o Museum of the Home, com réplicas de salões da era georgiana.

  • Apanhe um comboio para a derradeira estância de férias georgiana de Brighton, admirando o fantástico Royal Pavilion & Garden.

  • Saiba como diferenciar a arquitetura georgiana da vitoriana com nosso artigo prático.

FONTE

See this content in the original post