Adriana Chiari Magazine

View Original

A beleza da ponte da Motorway

A ponte da autoestrada pode ser uma coisa linda, como prova a artista Jen Orpin nestas pinturas hipnotizantes.

Já alguma vez olhou para uma ponte de autoestrada? É uma coisa difícil de fazer. Estas estruturas são normalmente vislumbradas a 70 mph. Parar para olhar seria perigoso e ilegal.

Felizmente, podemos admirar a sua beleza no trabalho de Jen Orpin. As pontes de autoestrada são muito do seu agrado. Ao longo dos anos, fez cerca de 800 pinturas de belos vãos de betão e de lajes oblíquas. Este vasto conjunto de obras abrange pontes de toda a Grã-Bretanha (e não só), mas neste artigo reproduzimos pinturas da zona de Londres. Quantas consegue identificar?

A musa invulgar de Jen veio de um lugar muito pessoal:

“A razão pela qual comecei a pintá-las foi devido a uma viagem que fiz em 2015. O meu pai teve um AVC e eu conduzi até Chertsey, Surrey, e regressei a Manchester todas as semanas durante três meses para estar com ele e com a minha família na UCI. A viagem tornou-se uma parte muito importante do processo e o tempo no carro era tempo para processar o que estava a acontecer. As pontes tornaram-se as minhas caras amigas ao longo do caminho, dizendo-me até onde tinha ido e até onde tinha de ir”.

Infelizmente, o seu pai morreu pouco antes do Natal desse ano, mas essas viagens deixaram uma profunda impressão na artista. Desde então, tem pintado pontes de autoestrada.

Para além da sua ligação emocional e pessoal ao tema, Jen também se apaixonou pelas pontes pela sua “forma e função, a sua robustez e estatura”. Ela diz-nos:

“A forma como se inserem nas paisagens, algumas são quase como esculturas sociais que pontuam os espaços liminares das nossas viagens. O betão curvo é especialmente belo e quando a natureza se apodera dele, rastejando e trepando, e as estruturas se tornam uma só com a paisagem, isso também é muito apelativo para mim.

“Depois, há a ponte da autoestrada como plataforma de protesto com slogans políticos e graffiti. O risco que a pessoa corre ao escrever algo que significa tanto para ela e que é visto por tantas pessoas... isto também actua como um selo temporal, uma vez removido, os slogans desaparecem para sempre, mas vivem nas minhas pinturas.”

Milhões de olhos vêem estas estruturas todos os dias, mas quantos registam verdadeiramente a cena? Agora, graças a Jen Orpin, todos nós podemos apreciar a beleza inesperada da ponte da autoestrada.

A exposição individual de Jen Orpin, We Left Nothing Behind, está patente na Union Gallery, 94 Teesdale Street, Bethnal Green E2 6PU, de 2 de novembro a 7 de dezembro de 2024. Inclui um novo corpo de trabalho (não londrino), com 13 pinturas, cinco das quais são baseadas em pontes em Los Angeles. Veja a artista no Instagram, ou compre o seu trabalho através do seu sítio Web ou Etsy. Com agradecimentos a Tim Dunn pela dica.

FONTE

See this content in the original post