Adriana Chiari Magazine

View Original

Estrias: qual é a causa e como tratar?

É muito comum o surgimento de estrias na pele. As marcas costumam aparecer na barriga, bumbum,  peito, coxas e outras regiões do corpo, mas você sabe por qual motivo as estrias aparecem na nossa pele? Vem descobrir as causas e entender mais sobre o que são essas cicatrizes.

O que são as estrias?

As estrias são cicatrizes na pele causadas pelo estiramento (rompimento) das fibras de colágeno e elastina. O rompimento das fibras pode ocorrer através de diversas causas como, por exemplo, a gestação, onde a pele estica bastante em um curto prazo de tempo, exercícios físicos de alto impacto, principalmente regiões próximo às axilas (tórax) e o famoso ‘efeito sanfona’, condição em que se perde e ganha muito peso rapidamente.  Existem dois tipos de estrias e elas podem ter coloração branca, roxa ou vermelha.

Tipos de estrias

Confira quais são os principais tipos de estrias que podem aparecer na pele.

Estrias vermelhas e roxas

As estrias vermelhas ou estrias roxas são aquelas ainda tem chance de recuperação, pois nesse caso gerou uma inflamação devido ao esticamento da fibra, porém ainda não aconteceu o rompimento dela gerando a cicatriz.

Estrias brancas

Já quando a estria é branca, já é uma cicatriz, pois a fibra foi rompida e não tem reversão, nesse caso não existe um tratamento ou cura, mas é possível usar produtos de cuidados que ajudem a melhorar a aparência da estria e diminuem a sua espesura e comprimento.

O que contribui para o aparecimento de estrias?

As estrias são causadas pelo estiramento repentino e excessivo da pele. O aparecimento de estrias pode ser causado pela genética, mas existem alguns  fatores que contribuem para o aparecimento:

  • Gravidez: as estrias são comuns durante a gravidez devido ao rápido crescimento abdominal.

  • Ganho de peso: o ganho de peso repentino causa um estiramento na pele, deixando-a suscestível para o aparecimento de estrias.

  • Crescimento rápido na adolescência: durante períodos de crescimento rápido, como a adolescência, pode aparecer estrias na região das pernas e bumbum.

  • Uso prolongado de corticosteroides: O uso crônico de medicamentos à base de corticosteroides pode tornar a pele mais fina e suscetível ao desenvolvimento de estrias.

Como previnir estrias?

Para previnir estrias e melhorar o aspecto da pele, é precisa seguir algumas dicas básicas de beleza.

Mantenha a pele hidratada

Utilize óleos corporais e loções corporais ricas em ativos que ajudam a melhorar a firmeza e elasticidade da pele como por exemplo o Colágeno e Ácido Hialurônico. Além disso, beber água frequentement ajuda a manter a pele hidratada, contribuindo para a sua saúde geral.

Prátique exercícios físicos

Praticar atividades físicas pode ajudar a manter a pele tonificada e saudável, reduzindo a aparência das estrias. Procure manter o corpo sempre em atividade realizando um exercício que você goste e ainda vai te proporcionar saúde e bem-estar.

Drenagem corporal com massagem

A drenagem linfática por meio de massagens pode melhorar a circulação e a textura da pele, ajudando no tratamento das estrias. Tire um momento na sua rotina de autocuidado para fazer uma automassagem corporal e ajudar no tratamento para estrias.

O que pode piorar estrias?

A falta de hidratação da pele é um fator crítico que pode agravar a aparência das estrias. A pele desidratada é menos flexível e tem maior probabilidade de desenvolver estrias quando submetida a estiramentos.

Dicas de tratamento para estrias

Como vimos anteriormente, apenas as marcas de coloração vermelha podem desaparecer da pele completamente. Se você tem marcas que estão nessa etapa, o tratamento é feito através de muita hidratação, alimentação saudável e exercício físico. Além de conversar com o seu dermatologista para entender qual o melhor tratamento, seja ele invasivo ou não, algumas práticas na rotina te ajudam a melhorar a textura da pele.

  • Use óleo corporal

  • Capriche na hidratação da pele

  • Esfolie a região

  • Faça automassagem

Fonte: Blog oBoticário

See this content in the original post