Adriana Chiari Magazine

View Original

O que é corte químico e como evitar

Se você tem costume de fazer descoloração no cabelo e alisamento com frequências, provavelmente já ouviu falar sobre o corte químico, mas você sabe exatamente o que isso significa? E mais importante, como você pode evitar que isso aconteça com o seu cabelo? Essas são as perguntas que vamos responder e ainda trazer dicas para recuperar o cabelo danificado. Vem conferir!

O que é corte químico?

“Corte químico” é o nome dado para descrever uma quebra abrupta do cabelo causada por  procedimentos químicos. Essa quebra acontece quando o cabelo fica muito fragilizado, levando ao rompimento dos fios. Além da quebra, o cabelo com química pode sofrer com a mudança de textura, ficar mais poroso, enrijecido e ressecado.

O que pode causar o corte químico?

Existem muitos fatores que podem levar ao corte químico quando não tomamos os cuidados necessários com o cabelo. Entre eles está:

Excesso de química

O uso excessivo de produtos químicos no cabelo, como alisamentos, relaxamentos, tinturas e descolorações, pode levar ao corte químico. Isso ocorre pois a exposição frequente a dos fios à essas substâncias, mudam a estrutura capilar e enfraquebre o cavelo , tornando-os propensos a quebras.

Incompatibilidade de produtos

Misturar produtos químicos que são incompatíveis como, por exemplo, progressiva e descolorantes, pode causar reações químicas prejudiciais ao cabelo. Por isso, antes de fazer qualquer procedimento, converse com o profissional cabeleireiro, diga a ele o seu histórico capilar para que ele faça a avaliação sobre a segurança do uso da química no seu cabelo. Evite também fazer mais de uma química no mesmo dia, crie um intervalo entre eles para não danificar o seu cabelo.

Má aplicação de produtos químicos

Já falamos sobre o excesso de química e a incompatibilidade de produtos, mas também pode ser responsável pelo “corte químico”. A aplicação inadequada de produtos químicos no cabelo pode resultar em danos graves para a estrutura do fio. Da mesma forma, deixar o produto agir por mais tempo do que o recomendado pode levar a quebra.

Características do cabelo com corte químico

Identificar os sinais do cabelo com corte químico é fundamental para saber como agir e recuperar os danos capilares. Algumas das características mais comuns incluem:

  • Quebra excessiva: O cabelo com corte químico quebra com mais facilidade. Você pode notar fios quebrados em diferentes pontos ao longo do cabelo.

  • Mudança na textura: o cabelo com corte químico pode apresentar uma textura áspera, seca e sem brilho. 

  • Pontas duplas e ressecadas: as pontas do cabelo com corte químico tendem a ficar danificadas, com pontas duplas e extremamente ressecadas.

É possível evitar o corte químico no cabelo?

Se você tem a prática de fazer procedimentos químicos no cabelo, é possível adotar algumas medidas para minimizar os riscos de danos. 

Consulte um profissional

Sempre procure a ajuda de um cabeleireiro experiente para realizar procedimentos químicos no seu cabelo. Eles poderão avaliar a saúde do seu cabelo e determinar o tratamento adequado antes de passar o cabelo pela química.

Faça testes de mecha

Antes de aplicar qualquer produto químico em todo o cabelo, peça ao seu cabeleireiro para fazer um teste de mecha. Esse procedimento funciona aplicando a química somente em uma pequena parte do cabelo e verificar se não vai ter nenhuma reação negativa ou incompatibilidade com o produto levando a elasticidade dos fios, ressecamento e quebra. 

Não faça mais de um procedimento químico em um espaço curto de tempo

Evite submeter seu cabelo a múltiplos procedimentos químicos em curtos intervalos de tempo. Dê um tempo adequado para o cabelo se recuperar entre uma química capilar e outra.

Fonte: Blog oBoticário

See this content in the original post