10 atitudes que fazem o cabelo quebrar mais
Confira a lista com top 10 ações que deixam os fios danificados e levam à quebra do cabelo.
1 – Uso excessivo de ferramentas de calor
Muitas pessoas têm o hábito de usar ferramentas de calor para finalizar o cabelo ou fazer penteados. Porém, o uso frequente de secadores, pranchas e babyliss podem causar danos aos fios, deixando eles ressecados, frágeis e quebradiços.
Para evitar que isso aconteça, evite deixar o equipamento na temperatura máxima para evitar a queima do cabelo. Além disso, aposte em um protetor térmico, para proteger os fios e prevenir danos.
2 – Pentear o cabelo da forma errada
Pentear o cabelo é uma das principais etapas da rotina de cuidados capilares, porém quando feito da maneira incorreta, principalmente ele está embaraçado, pode quebrar os fios e até mesmo machucar o couro cabeludo.
A maneira mais gentil é usar pentes ou escova com dentes largos e começar a desembaraçar o cabelo pelas pontas, uma dica é usar as mãos para segurar o comprimento dos fios e não puxar os fios do couro cabeludo. Faça movimentos delicados para não quebrar o cabelo e vá subindo o comprimento gradativamente até chegar na raiz.
3 – Excesso de química capilar
O excesso de tinturas, progressivas, descoloração, entre outras químicas capilares pode enfraquecer a estrutura do cabelo, deixando o fio elástico e frágil.
Por conta disso, é importante evitar fazer esses procedimentos com frequência sem dar o tempo necessário para que os fios se recuperem.
Uma dica é apostar em tratamentos capilares como cauterização e cronograma capilar para reparar os danos e deixar o cabelo mais forte. Lembre-se também de nunca fazer mais de um procedimento no mesmo dia, essa atitude pode inclusive causar corte químico no cabelo
4 – Lavar o cabelo com água muito quente
Em dias frios, pode ser tentadora a vontade de levar o cabelo com água quente, porém a temperatura também influencia na saúde dos fios.
A água quente pode ressecar o cabelo e deixar os fios quebradiços, além de aumentar excessivamente a produção de oleosidade. Ao invés disso, opte por lavar os fios com água morna ou fria.
5 – Prender o cabelo com muita força
Prender o cabelo com elásticos apertados pode forçar o cabelo e causar quebras. Para prender as madeixas, dê preferência a acessórios mais leves e que causam menos atrito com o cabelo, como por exemplo, os laços de cetim. Além disso, evite dar muitas voltas para não apertar o cabelo, use apenas o suficiente para manter os fios no lugar.
6 – Não fazer hidratação
A falta de hidratação pode deixar o cabelo seco e frágil, propenso à quebra. Faça hidratações regulares, pelo menos uma vez por semana, utilizando máscaras capilares adequadas com a necessidade do seu cabelo, para manter os fios hidratados e saudáveis.
7 – Dormir com o cabelo preso
Dormir com o cabelo preso em rabos de cavalo ou coques muito apertados pode levar à quebra dos fios, especialmente se o elástico utilizado causar muito atrito com o cabelo e travesseiro. Ao invés disso, prefira dormir o cabelo solto ou fazer um penteado com tranças frouxas para evitar a tensão excessiva nos fios. Outra dica, é usar a famosa touca de cetim, acessório que se popularizou nas redes sociais por conta da sua suavidade e por não causar tanto atrito com o cabelo.
8 – Banho de mar ou piscina
A água do mar e da piscina podem ressecar e enfraquecer os fios, tornando-os mais propensos à quebra. Por isso, antes de ir para a praia ou entrar na piscina, aplique um leave-in protetor.
Após nadar, lave o cabelo com e utilize uma máscara capilar para recuperar a hidratação dos fios e deixar o cabelo macio novamente e sem riscos de quebras.
9 – Prender o cabelo molhado
Prender o cabelo molhado é uma prática que pode contribuir para a quebra dos fios. O cabelo molhado fica mais fraco e elástico podendo causar tensão excessiva nos fios. Mesmo ao fazer penteados é muito importante esperar a secagem completa do cabelo antes de prender. Para penteados com efeito molhado, você pode usar o gel capilar para simular um cabelo molhado.
10 – Pentear o cabelo seco
Pentear o cabelo seco, especialmente se for feito de maneira agressiva, pode causar quebra dos fios. O cabelo seco é mais propenso a embaraçar, e ao penteá-lo com força, você pode puxar e partir os fios, resultando em danos.
Fonte: Blog oBoticário