Adriana Chiari Magazine

View Original

Boxing Day: o feriado depois do Natal

Você já ouviu falar do Boxing Day? O feriado não é muito conhecido no Brasil, visto que o momento do Natal mais importante para nós é a noite do dia 24 para o dia 25. Porém, em diversos países do mundo, com destaque para a Inglaterra, a data é muito tradicional. Nos tópicos abaixo, você confere um pouquinho mais sobre as origens da comemoração e como ela acontece em várias nações.

Origem da data

Conforme citam os jornais britânicos The Guardian e The Sun, o berço do termo Boxing Day é incerto, possuindo mais de uma explicação possível para suas origens. A tradição remonta à Grã-Bretanha, e para entendê-la precisamos citar uma comemoração religiosa: 26 de dezembro é o dia de São Estêvão, considerado o primeiro mártir do cristianismo. A data seria reservada para a realização de doações e de atos de caridade, colocados como um dever cristão.

Uma das teorias remonta à Idade Média, quando os paroquianos da Igreja colocavam as doações em caixas a serem abertas no dia de São Estevão, ou seja, um boxing day logo após o Natal. Outra possível origem vem da Era Vitoriana – século XIX na Grã-Bretanha – quando os servos dos ricos ganhavam uma folga no dia 26 de dezembro. Em agradecimento pelos trabalhos no Natal, os patrões enviavam com eles Christmas boxes – caixas de Natal – com comidas e presentes para partilharem com a família.

Há ainda quem diga que o Boxing Day vem da tradição de as pessoas darem caixinhas de presente aos comerciantes e outros trabalhadores em agradecimento aos serviços prestados durante todo ano; uma tradição que pode ter registros no século XVII. Pode-se perceber que, em todas as possíveis origens, o Boxing Day está relacionado com o ato de presentear alguém em tom de agradecimento e como forma de gentileza.

Onde o Boxing Day é comemorado?

O Boxing Day é tradicionalmente comemorado no Reino Unido, sendo um bank holiday em países como Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales. Entende-se como feriado bancário nesses países um dia em que os bancos não abrem e a folga aos trabalhadores não é obrigatória, mas pode ser oferecida em vários setores. Quando a data ocorre em um fim de semana, o feriado é deslocado para a segunda-feira.

A tradição também foi estendida para outros países da Commonwealth – Comunidade das Nações. Na Austrália, na Nova Zelândia e no Canadá, o 26 de dezembro também é considerado feriado, em cada um com as particularidades da sua legislação.

Além disso, países europeus, como Alemanha, Holanda e Bélgica também celebram o Boxing Day como um segundo dia do Natal. Também é possível ver comemorações parecidas nos Estados Unidos, com destaque para estados como Kentucky, Carolina do Norte e Carolina do Sul.

Como se comemora o Boxing Day?

O dia 26 de dezembro é uma data para passar em casa com a família e com os amigos, reunindo entes queridos que não se viram no dia anterior. É tradicional que as pessoas comam e bebam o que sobrou da ceia de Natal.

A data também é utilizada para a realização de eventos esportivos e de caridade. É, inclusive, muito tradicional para o futebol britânico. As principais ligas de futebol da Inglaterra, da Escócia e da Irlanda marcam todos os seus jogos das primeiras divisões para o dia 26 de dezembro.

O Boxing Day também se tornou um dia muito disputado para as compras em diversos países. É tradicional que as lojas façam promoções para liquidar os produtos que não foram vendidos no Natal. Em certos locais, os descontos chegam a ser maiores do que em outras datas, como a Black Friday.

Fonte: Blog Wizard

See this content in the original post