Adriana Chiari Magazine

View Original

Sete maneiras de aproveitar sua própria companhia e por que ela é importante

Se você se sente sozinho quando não está cercado por outras pessoas , fisicamente ou virtualmente , leia este artigo e conheça 7 dicas de auto cuidado.

Como qualquer pessoa que tenha ido ao cinema por conta própria ou passado uma noite aconchegada no sofá, lendo um livro em silêncio feliz, saberá que fazer as coisas por conta própria é uma chance brilhante de desfrutar de sua própria companhia.

De fato, pesquisas recentes indicam que passar um tempo em “solidão positiva” pode ser bom para o nosso bem-estar geral, pois pode ser o momento perfeito para auto-reflexão, crescimento pessoal e até criatividade.

No entanto, é importante notar a diferença entre solidão e simplesmente estar sozinho.

“A solidão é a incompatibilidade entre os relacionamentos que temos e os relacionamentos que queremos ter”, diz Catherine Seymour, chefe de pesquisa da Mental Health Foundation. E a solidão pode acontecer mesmo quando você está com outras pessoas.

“Podemos nos sentir solitários quando cercados por outras pessoas se nos sentirmos desconectados das mesmas”, diz Catherine. “Talvez sintamos que não nos “encaixamos” com eles, ou somos maltratados por eles, ou que não estão interessados ​​em nós, por exemplo. Talvez nos sintamos estranhos com os outros.'

Embora a solidão seja algo que a maioria de nós sentirá em algum momento, a forma como experimentamos a solidão “varia de pessoa para pessoa ou mesmo em diferentes pontos de nossas próprias vidas”, explica Aisling Traynor, chefe de aconselhamento e treinamento da Mental Health UK.

"É uma experiência subjetiva, não necessariamente dependente da quantidade de contato social que temos com os outros." Por outro lado, poder desfrutar de sua própria companhia e ver estar sozinho como uma oportunidade de se concentrar em si mesmo pode ser incrivelmente gratificante.

Estar sozinho pode ser uma chance de nos dar uma atenção muito necessária após um período de foco em outras pessoas. Pode ser uma chance de recuperar nossa energia. Para as pessoas que ficam pouco tempo sozinhas, pode ser um luxo”, diz Catherine.

Mas como você gasta seu tempo sozinho é importante. “Embora atividades como trabalhar demais e assistir TV geralmente atrasem ou suprimem nossos sentimentos e causem impactos negativos em nossa saúde mental, há coisas que podemos fazer para manter nossas mentes ocupadas e ficar mais confortáveis ​​em estar em nosso próprio espaço”, diz Catherine.

"Pequenas atividades ajudam muito em termos de nos dar energia e manter nossas mentes ocupadas." Então, em vez de procurar distração (olá TikTok), aqui estão algumas maneiras de abraçar a solidão e amar estar sozinho…

Sete maneiras de desfrutar da sua própria companhia

1. Reformule como você vê estar sozinho

“Reformular o tempo sozinho pode ser uma ferramenta útil”, diz Aisling. “Isso envolve desafiar os pensamentos negativos que construímos em torno de nossa solidão, como que não somos dignos ou que estamos desperdiçando um tempo valioso passando tempo sozinhos, para tentar lançar nossa situação de uma forma mais positiva. “Quando muitos de nós nos separamos da família e dos amigos durante a pandemia, usamos esse tempo para refletir sobre onde estávamos em nossas vidas e planejar o futuro, fazer uma lista de desejos ou retornar a velhos hobbies ou pegar novos.

2. Ocupe sua mente

“Uma importante estratégia de enfrentamento, que você pode achar útil, inclui fazer atividades que ocupam sua mente, como ouvir um podcast”, diz Catherine. Experimente um Headspace Mind, para acesso a toda uma gama de podcasts exclusivos, exercícios de atenção plena e aulas online de meditação. Quer viver mais o momento? Este guia prático irá ajudá-lo a ter tempo para a atenção plena.

3. Mova mais

“O exercício físico pode ajudar com a solidão”, diz Catherine. A consequente liberação de neurotransmissores chamados endorfinas (também conhecidos como hormônios felizes) em seu cérebro pode fazer você se sentir mais feliz.

4. Volte para a natureza

Pesquisas mostram que passar 30 minutos ou mais por semana na natureza pode melhorar os sintomas de depressão e diminuir a pressão arterial. Catherine recomenda sair para o jardim ou passear num espaço verde.

5. Afaste-se das mídias sociais

Fique longe das mídias sociais, pois isso o impede de desfrutar da sua própria companhia e pode levar a comparações desfavoráveis ​​com outras pessoas. “Tenha cuidado ao se comparar com outras pessoas”, aconselha Stephen Buckley, chefe de informações da Mind. “Todos nós fazemos isso, mas pode ajudar estar ciente de que as coisas nem sempre são o que parecem do lado de fora. “As redes sociais são um exemplo disso – muitas vezes vemos o que outras pessoas querem compartilhar sobre suas vidas, e isso pode nos fazer sentir como se estivéssemos sozinhos. Mas lembre-se de que você não sabe como as outras pessoas se sentem quando estão sozinhas ou não nas mídias sociais.' Mesmo que você não esteja interagindo diretamente com as pessoas, você está interagindo com seus pensamentos ou opiniões, e é importante se desvincular, regular e redefinir – especialmente porque as mídias sociais podem realmente aumentar os sentimentos de solidão. Um estudo descobriu que aqueles que usavam sites sociais com mais frequência (definidos como 50 ou mais visitas por semana) tinham três vezes mais risco de isolamento percebido do que aqueles que ficavam online menos de nove vezes por semana.

6. Aproveite um pouco do seu tempo

A Mental Health Foundation sugere mostrar bondade a si mesmo com um pequeno presente como se você fosse seu próprio amigo. Seja comprar sua barra de chocolate favorita, dançar sua música favorita ou se deleitar em um banho de espuma. Cuide do estresse antes que ele assuma o controle.

7. Encontre um companheiro peludo para abraçar

“Passar tempo com animais pode ajudar com sentimentos de solidão, seja por possuir um animal de estimação ou visitar uma comunidade local ou uma fazenda da cidade. Mas é importante fazer o que você se sente confortável e tentar não colocar muita pressão em si mesmo”, diz Stephen. Quer se reconectar com seu companheiro peludo? Inclua uma escapadelas relaxante para você e seu amigo de quatro patas, seja em locais tranquilos do campo, cidades de mercado aconchegantes, à beira-mar ou a minutos da agitação de uma cidade.

Se você ainda está lutando com a solidão, há ajuda para quem precisa. “A solidão pode ser tanto um sintoma quanto uma causa de doença mental”, diz Aisling. "Se você estiver com dificuldades, deve falar com seu médico de família, mas também pode considerar entrar em contato com organizações, como os samaritanos ou comunidades on-line de apoio aos pares, como o Clic.”

Aproveitem!!!

Texto: Amelia Jean Hershman-Jones