Adriana Chiari Magazine

View Original

A arte de liderar, criar seguidores e admiradores.

A arte de liderar, criar seguidores e admiradores.

Lenne Moghadari Consultora de Negócios

Talvez o aspecto mais intimidante quando nos referimos à liderança seja que, além de desempenhar um papel fundamental no sucesso de uma equipe, um bom líder também se torna responsável pelos fracassos dele. S

aber motivar e dar a cada membro de sua equipe as ferramentas necessárias e a autoridade suficiente para que tomem decisões e superem os obstáculos resultará no alcance do objetivo comum – o sucesso! Comunicação é a chave! A comunicação é uma parte importante em qualquer relação de sucesso – e o relacionamento entre o líder e sua equipe não poderia ser diferente.

Expresse suas ideias claramente e crie um ambiente de conversa amigável, dando a sua equipe a liberdade para expressar pensamentos e preocupações. Os liderados preferem confiar em um líder com quem a comunicação seja aberta e sincera. O errado pode ser certo Incentive a iniciativa e a criatividade, permitindo que erros aconteçam.

Errar é inerente aos processos criativos, e faz parte da aprendizagem. Somente com o incentivo e aceitação quando um erro ocorre seu time arriscará mais, trazendo assim ideias melhores e inovadoras para o time. Olhe para o futuro Expresse uma visão positiva para o futuro. Um líder que planeja é um líder mais fácil de seguir, motiva o liderado e unifica sua equipe. Paixão contagia

Compartilhe com sua equipe sua paixão pelo trabalho. Se um líder se mostra entusiasmado e acredita no trabalho do projeto mesmo sabendo que dificuldades acontecerão, o time com certeza o seguirá. Isto é válido especialmente em um ambiente repleto de obstáculos. Um líder apaixonado pelo seu projeto respeita os conhecimentos e a experiência de cada membro do time, apoiando e mostrando confiança especialmente em momentos estratégicos.

Analise seu desempenho Identifique os pontos fortes e os pontos fracos do projeto. Uma abordagem útil para isto é análise de feedback, como descrito por Peter Drucker em "Managing Oneself", no Harvard Business Review. Análise de feedback consiste em anotar suas expectativas depois de tomar uma decisão importante e, após nove a doze meses, comparar o que realmente aconteceu com as expectativas anotadas. Isso ajuda os líderes a identificar onde seu time se destacou e onde falhou.

Um verdadeiro líder sabe a hora de parar, ouvir e retroceder, se necessário. Siga minhas dicas, não fique obcecado por sua própria eficiência como líder – foque no sucesso coletivo da sua equipe.

See this content in the original post