Adriana Chiari Magazine

View Original

O poder do “Eu entendo você”

O poder do “Eu entendo você”

Por Lyne Johnson                                    

 

"Trate os outros como você gostaria de ser tratado"

 

Quantas vezes você já disse ou ouviu falar nessa frase?

 

O objetivo aqui é refletir sobre essa expressão utilizada em excesso pela sociedade. Uma sociedade que nem existiria sem uma poderosa emoção conhecida como: Empatia.

 

A empatia é uma habilidade com a qual nascemos. Por causa dela, somos capazes de estar na pele de outras pessoas. Podemos entender suas ações simplesmente observando-as, sem julgamento ou opiniões. A empatia nos dá o poder de ver o mundo através dos olhos de alguém e compartilhar seus sentimentos.

 

E se mudássemos a frase para: "Trate os outros como eles gostariam de ser tratados." Como isso soa pra você?

 

A maneira como lidamos com nós mesmos e com os outros está diretamente ligada a muitos problemas que enfrentamos hoje. A forma como ouvimos, entendemos e nos conectamos mentalmente com nossos semelhantes precisa mudar. Depois de implementar esse passo, estaremos prontos para experienciar um mundo mais pacífico e colaborativo.

 

Vamos falar sobre rótulos. Este hábito que consiste em nomear pessoas sem conhecê-las e que arruína a possibilidade de laços fortes:

 

Negros x brancos, republicanos x democratas, palestinos x israelenses, indianos e paquistaneses e assim por diante...

 

Quantas relações são desperdiçadas ao reduzir um ser infinito a um rótulo? Em muitos casos, os relacionamentos não têm nem chance de começar, e muito menos, crescer. As crenças e a cultura falam mais alto do que o caráter e as boas intenções.

 

Quantas pessoas já morreram devido aos rótulos que carregavam? E quando isso vai terminar?

 

A mudança deve começar de dentro para fora. Segure a mão de um estranho e, através de amor e compaixão, transforme o em família. A mágica só acontece com a vulnerabilidade.

Não estou dizendo que temos de concordar com todas as filosofias e conceitos que nos são estranhos. Mas o diferente é bonito sim. O diferente nos faz pensar. 

 

Permanecer curioso é uma prática que abre a nossa mente e nos permite crescer. Ouvir, observar e contemplar são artes cruciais que nos ajudam a acessar o estado de empatia. Tente entender como um ser diferente funciona sem tentar corrigi-lo. Apenas esteja ali quando ele precisar.

 

Muitos filósofos e cientistas já escreveram sobre o lado negro do ser humano. Nossa parte egoísta que não se preocupa com os outros. Concordo que temos passado por tempos difíceis. As notícias negativas, guerras e discussões ao nosso redor colaboram para acreditarmos que não somos naturalmente empáticos. 

 

A verdade é que outros cientistas (graças a Deus) descobriram que nascemos indivíduos capazes de nos espelharmos no próximo. Fomos criados para viver em uma comunidade que nos permite expressar nossa capacidade de sentir pelos outros. Não é interessante?

 

Nosso cérebro tem estruturas e conexões nervosas chamadas "Sistema de Neurônios Espelhos". Eles nos dão o poder de copiar qualquer gesto, som ou mesmo emoção que outra pessoa sinta. É por isso que os bebês podem imitar os adultos. A única coisa que precisam fazer é estar presente observar.

 

À medida que nos tornamos adulto, essa habilidade vai sendo suprimida pelo ego. Esse mecanismo que anseia por sobrevivência e nos faz acreditar que devemos tratar as pessoas como NÓS gostaríamos de ser tratados. 

 

Ao longo do tempo, simplesmente esquecemos que as emoções das pessoas são importantes e, na maioria das vezes, tudo o que eles querem é falar e escutar apenas “Eu entendo você”.

 

Às vezes, expressamos empatia inconscientemente. Quando vemos algo e o associamos imediatamente ao gosto de alguém. Por exemplo, quando pensamos: Meu marido vai adorar essa camisa ou Meu amigo gosta dessa música ou Minha mãe ficará feliz usando este vestido. O mesmo mecanismo ocorre quando choramos durante um filme emotivo ou sentimos arrepios quando vemos alguém sentir dor. Podemos refletir as emoções como se estivessem acontecendo conosco.

 

Nossa mente é uma máquina maravilhosa. Precisamos entender como ela trabalha e alimentá-la para que funcione a nosso favor. Você pode desenvolver uma nova habilidade sempre que desejar, bem como sua empatia. Você será capaz de construir relações mais fortes e um ambiente mais saudável ao seu redor.

 

Em grande escala, é essencial olhar para um problema através de diferentes perspectivas se quisermos criar uma sociedade mais unida. Pensar juntos sobre a resolução de uma questão é mais eficaz do que fazer isso sozinho. Isso pode ser um passo para viver de forma mais harmoniosa.

 

A grande falta de conexão entre seres humanos é triste. Conflitos se espalham por todo lado porque insistimos na ideia de que “minha perspectiva é melhor do que a sua”. Pode parecer clichê, mas olhe ao seu redor e veja quantos desentendimentos começam por isso.

 

Estamos muito ocupados procurando respostas sobre vida após a morte ou sobre outros planetas e esquecemos que ainda não aprendemos a viver em paz na Terra. 

 

Como está a sua vida agora? Dê uma boa olhada em seus relacionamentos:

 

Como está o seu vizinho?

Sua família está bem?

Você se ama verdadeiramente?

Como é seu relacionamento com Deus?

Você se sente bem com as respostas acima?

 

A empatia começa quando compreendemos e somos gentis com nós mesmos, em primeiro lugar. Não subestime o poder dessa força, ela pode ser a resposta para o que muitos estão procurando. Respeite opiniões diferentes. Diga mais Eu entendo você e menos Você deveria.... e construa a ponte para a autêntica transformação social.

 

--------------------------------------------------

 

Sobre a autora: Como Life Coach certificada pela norte americana Awakened Academy, e professora de meditação do Insight Timer, ela ensina como superar a ansiedade, dores emocionais e a falta de clareza na tomada de decisões. O resultado dessa experiência é a união com sua autoconfiança, paz interior e a coragem de viver com propósito.

 

Confira seus cursos online e meditações guiadas que tem ajudado centenas de estudantes e clientes ao redor do mundo, a realizarem seus sonhos e viverem mais felizes:

 

Curso online de 10 aulas: Transforme Medo e Ansiedade em Paz Interior: https://insighttimer.com/meditation-courses/course_transforme-medo-e-ansiedade-em-paz-interior

 

Curso Online de 10 aulas: Aprenda a Amar Sem Sofrer:

https://insighttimer.com/meditation-courses/course_aprenda-a-amar-sem-sofrer

 

Instagram: @lynejohnsonlifecoach

See this content in the original post