Adriana Chiari Magazine

View Original

9 melhores tipos de argila para cuidar da pele

9 melhores tipos de argila para cuidar da pele

Buscar alternativas envolvendo tratamentos de pele é algo comum na indústria da beleza. Mas, e se existisse um produto natural cheio de benefícios para o rosto, corpo e cabelo? EXISTE! Hoje você vai conhecer os 9 melhores tipos de argila para cuidar da pele, vou destacar vantagens de cada um deles.

As argilas possuem propriedades semelhantes, porque o processo de formação é parecido. Mas, existem alguns benefícios que variam entre um tipo e outro. Além disso, existe a argila rosa, que é formada pela mistura da branca com a vermelha, olha que legal.

O melhor de tudo é que praticamente qualquer mulher pode fazer a aplicação de uma máscara facial de argila, preparada em sua casa rapidamente. Assim como esse produto também serve para os cabelos, ajudando a deixar os fios com uma aparência mais viva e fortificada.

Quais são os melhores tipos de argila para cuidar da pele?

A natureza é um lugar cheio de espécies, tanto de animais quanto vegetais. E talvez por isso, existem alguns tipos de argilas, encontradas pura no meio ambiente e que passam por um procedimento industrial até chegar às consumidoras. Então, confira agora os 9 melhores tipos de argila para cuidar da pele:

  1. Branca;

  2. Vermelha;

  3. Rosa;

  4. Cinza;

  5. Marrom;

  6. Roxa;

  7. Preta;

  8. Verde;

  9. Dourada.

Lembrando que quanto mais natural for o produto, melhores serão os resultados apresentados por eles. Ou seja, antes de fazer a aquisição é interessante ler o rótulo, para identificar se existem substâncias industrializadas na sua composição ou não.

Além disso, a nossa lista não está em ordem de melhor para pior, ok? Apenas fiz uma lista para facilitar a vida de você durante a leitura.

1.     Argila Branca

A argila branca é um produto natural formado por meio das rochas sedimentares sílico-alumínicas, encontrada nas encostas de rios. A Amazônia é uma região bastante úmida e com muitos rios, por isso é tratada como uma das fontes de argila branca.

Esse é um produto rico em alumínio, sílica e caulinita. Assim garantindo uma aplicação tranquila junto a pele, mantendo o tecido viçoso e atuando como se fosse um catalisador.

Em geral, a argila branca vem sendo cada vez mais usada para tratamentos de beleza e bem-estar. Afinal, oferece uma série de benefícios, tanto para o rosto quanto para o cabelo.

  • Quando aplicada na pele, ajuda a clarear manchas e remove as células danificadas;

  • As cicatrizes faciais podem ser removidas ou reduzidas;

  • A argila branca é ótima para revitalizar a saúde da pele;

  • Quando usada no cabelo, gera hidratação para o couro cabeludo;

  • Consegue absorver a oleosidade dos fios e elimina toxinas.

2.     Argila Vermelha

Esse produto natural é interessante para a hidratação da pele, evitando a formação de linhas de expressão. Assim sendo, é uma opção bem bacana para as mulheres que possuem a pele madura e estão buscando uma opção de skincare. Contudo, pode ser usada em outras partes do corpo, que não somente no rosto.

A argila vermelha é um produto de origem mineral, removida de rochas sedimentares que se deterioram ao longo de muitos anos. Mas, para que a argila vermelha possa ser formada, é necessário que a rocha possua elevados níveis de óxido de ferro. Veja alguns dos benefícios ao usar:

  • É ótima para quem tem a pele sensível, trazendo ação calmante;

  • Ela garante hidratação para a pele, oxigenando as células;

  • É ideal para combater a oleosidade, mas sem ressecar o corpo.

3.     Argila Rosa

A argila rosa não existe na natureza! Mas, calma, ela é um produto natural, formada pela mistura da argila branca com a argila vermelha. Ou seja, consegue unir benefícios oferecidos por estes dois produtos bem interessantes. Pode ser usada principalmente por pessoas com a pele sensível, delicada, avermelhada e com tendências alérgicas. 

Possui em sua composição óxido de ferro, que é excelente para estimular a respiração celular e a transferência de elétrons. Em geral, a argila rosa é um produto interessante para promover a limpeza profunda da pele. Ela remove as toxinas e absorve o excesso de oleosidade no tecido. Confira as vantagens do seu uso:

  • É excelente para tonificar a pele;

  • De fato, garante uma hidratação profunda onde é aplicada;

  • Consegue deixar a pele com aparência uniforme após sua aplicação.

A argila rosa carrega benefícios de duas diferentes opções, por isso aparece entre os melhores tipos de argila para cuidar da pele.

4.     Argila Cinza

Com alumínio, sílica e água em sua composição, a argila cinza é coletada diretamente do solo. Mas, não é em qualquer lugar, já que ela é formada apenas por restos de lavas vulcânicas, sendo chamada por alguns de bentonita.

Em geral, é um produto natural que serve para ser aplicado como máscara facial e também para os cabelos. Então, veja agora o que você ganha com a aplicação:

  • Possui propriedades anti-inflamatórias;

  • É excelente para reduzir as acnes na pele;

  • Combate às lesões e as inflamações, absorvendo as toxinas encontradas na pele;

  • Atua na ativação do metabolismo e reduz gorduras, quando usada no corpo.

5.     Argila Marrom

A argila marrom não é das mais interessantes para a pele, embora ofereça alguns resultados interessantes. Em geral, a marrom consegue oferecer vantagens bacanas para quem possui a pele oleosa ou acneica.

Conta com silício, alumínio e titânio em sua composição, sendo uma das argilas mais difíceis de encontrar na forma pura. De fato, pode ser usada tanto como máscara facial trazendo benefícios para o rosto quanto no couro cabeludo. Confira agora algumas das vantagens do seu uso:

  • Ela é interessante para o tratamento de cravos e espinhas;

  • Quando usada no cabelo, consegue evitar a propagação de caspa;

  • Ativa a circulação sanguínea e ainda proporciona um efeito rejuvenescedor para a pele.

6.     Argila Roxa

A argila roxa é formada por meio da mistura da argila rosa com a argila marrom, ou então da argila rosa com a argila cinza. Como a argila roxa é produzida por diferentes mascas, existem essas duas possibilidades, embora a própria argila rosa não seja natural.

Entre os seus benefícios, posso destacar que ela atua como se fosse um verdadeiro produto fabricado para impedir os efeitos que surgem com o passar da idade. Assim, a sua composição é rica em silício e magnésio, substâncias que servem para valorizar ainda mais o produto natural. Então, conheça alguns de seus benefícios:

  • É ótima para manter a pele limpa, servindo como um esfoliante para remover as células mortas;

  • Ajuda a estimular a produção de colágeno;

  • Previne o envelhecimento precoce da pele, mantendo o tecido nutrido e tonificado;

  • Quando aplicada no corpo pode remover a gordura localizada e diminuir as celulites.

Realmente esse produto está entre os 9 melhores tipos de argila para cuidar da pele. Afinal, une benefícios de três argilas diferentes, sendo ótima para skincare.

7.     Argila Preta

A argila preta é um produto conhecido como lama vulcânica, já que é extraída das profundezas da terra. Então, ela é coletada numa profundidade de quatro metros, onde a concentração de minerais como alumínio e silício é maior.

Esse produto pode ser aplicado em tratamentos estéticos para rostos e couro cabeludo. Em geral, é ótima para fechar poros e devolver iluminação para a pele, dando fim as células mortas. Veja alguns de seus benefícios:

  • Oferece ação anti-inflamatória;

  • Consegue absorver uma grande quantidade de oleosidade;

  • Como máscara facial, é boa para ativar a circulação sanguínea;

  • Esse produto é desintoxicante e remove substâncias ruins da pele;

  • É ótimo para reduzir os sintomas da sinusite e da rinite.

8.     Argila Verde

Interessante para tratamentos de peles oleosas, acneicas, mistas e normais, a argila verde é riquíssima em elementos como silício, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro. Dessa forma, ajuda a complementar a sua rotina de skincare, trazendo vantagens especiais para o seu uso, inclusive na medicina alternativa.

Em geral, conta com pH neutro, que é o responsável pela ação absorvente, combatendo os edemas, sendo ainda antisséptica, bactericida, analgésica e cicatrizante. Por isso, ela é capaz de oferecer os seguintes benefícios:

  • Controla a oleosidade da pele, já que possui propriedades adstringentes;

  • É interessante para reduzir a aparência de olheiras;

  • Pode ainda atuar na proteção de unhas e cutículas.

9.     Argila Dourada (ou Argila Amarela)

Chamada de argila amarela ou argila dourada, conta com os seguintes elementos em sua composição: alumínio, cálcio, cobre, enxofre e fósforo, entre outros. Dessa forma, oferece uma série de vantagens em sua aplicação, com ação antioxidante, anti-infecciosa, cicatrizante e antialérgica. Assim, proporciona benefícios como:

  • Auxilia no tratamento de manchas que aparecem no corpo;

  • É ideal para o rejuvenescimento facial, devolvendo a qualidade perdida na pele do rosto.

Em poucos minutos é possível preparar uma máscara facial e aproveitar os seus benefícios. A argila dourada é interessante para ser usada nos cabelos, removendo os resíduos e as propriedades acumuladas durante o dia a dia.

Realmente são os melhores tipos de argila para cuidar da pele?

Sim, mas é preciso saber onde você irá comprar, porque o processo de produção não é igual em todas as empresas. Então, a minha dica é para escolher uma marca que não insira na fórmula substâncias químicas que podem fazer mal, como parabenos, por exemplo.

No momento de aplicar a argila é importante evitar a região dos olhos, boca e em partes lesionadas do corpo. Afinal, isso pode gerar coceira.

Fonte: https://beafurtado.com.br

See this content in the original post