Adriana Chiari Magazine

View Original

Exposição "Manga para Leigos"

Imagens rodam em motim na exposição colossal de mangá do British Museum

Dragonball Z, Sailor Moon e Attack on Titan, esses nomes podem não significar muito para muitas pessoas, mas para outras eles são mundos fictícios para se perder, todos dentro do gênero conhecido como Manga.

A tradução literal do mangá para o inglês é "fotos desenfreadas", e é exatamente isso que acontece nesta colossal exposição imersiva no British Museum. O gênero é muito acessível com uma chave útil que define como os quadrinhos de mangá devem ser lidos, e o que significam os vários balões de fala e gráficos por trás dos personagens.

São essas diferenças sutis que nos ajudam a discernir como um personagem está se sentindo sem a necessidade de palavras, e essa introdução de "Manga para Leigos" é muito útil para um Manga n00b. Descubra o que se encontra atrás dos portões do palácio Atravesse a ponte medieval de fosso, persiga cascatas e cheire as rosas nos jardins históricos. Desfrute de uma área de recreação temática e explore um antigo palácio digno de reis Tudor e milionários da década de 1930.

Ninguém sabe ao certo onde o gênero Manga começou, embora seja provável que tenha sido feito por meio de imagens semelhantes a cópias de rolos japoneses de cem anos em exibição aqui, que mostram um coelho lutando com um sapo, enquanto um macaco arbitra.

Seja qual for a história de origem de Manga, esta exposição mostra sua evolução na indústria massiva que é hoje, com muitos subgêneros, cada um com suas próprias bases de fãs variadas.

O Shojo Manga é direcionado para um público feminino, com histórias "relacionáveis" como uma princesa que precisa ser criada como um príncipe em uma sociedade patriarcal que não permite que uma mulher suba ao trono. Não é a única questão social que Manga aborda, com histórias sobre o amor homossexual e uma visão verdadeiramente bizarra da religião, onde Jesus e Buda são colegas de apartamento - agora há uma sitcom que gostaríamos de ver adaptada para a TV.

Há muito material de leitura em oferta. Na metade do espaço, os visitantes são recebidos por uma cabeça inflável gigante que parece ter sido despojada de toda a sua pele. Esta característica de aparência bastante macabra pertence ao personagem Titan Colossal de Attack on Titan - uma série em que a humanidade foi em grande parte exterminada por seres gigantes. Não é o único titã nesta sala, pois a exposição em si é enorme e só para ver tudo nas paredes levaria umas boas duas horas.

Aprender sobre a história e a evolução do Mangá é muito bom, mas no final você quer ler as coisas. Felizmente existem prateleiras cheias de mangá para pegar e folhear. Os códigos QR também fornecem links para permitir que os que estão pressionados pelo tempo leiam uma vez que saíram da exposição - também útil se, como nós, você estiver sinalizando a partir da sobrecarga sensorial.

Os elementos interativos dão a você a chance de se vestir como personagens, incluindo o Pikachu, ou fazer uma pose para uma câmera e ter o próprio Manga-fied. É muito divertido e todo mundo que visita deve dar um giro.

O mangá é um tópico tão diverso que este artigo não poderia cobrir tudo. O que ele faz é oferecer um portal para um mundo sobre o qual não sabíamos muito. Agora vamos descobrir se Son Goku consegue encontrar as sete bolas de dragão que lhe permitem convocar um dragão que concede desejos.

A exposição Citi Manga está no The British Museum de 23 de maio a 26 de agosto de 2019.

Os ingressos custam £ 19,50 para adultos.

Para maiores informações entre no link abaixo:

https://www.britishmuseum.org/whats_on/exhibitions/manga.asp

Fonte: The Londonist.