Adriana Chiari Magazine

View Original

VOCÊ CONHECE A PEDAGOGIA WALDORF?

VOCÊ CONHECE A PEDAGOGIA WALDORF?

“Se a criança é capaz de se entregar por inteiro ao mundo ao seu redor em sua brincadeira, então em sua vida adulta será capaz de se dedicar com confiança e força a serviço do mundo”

A frase acima é do educador austríaco Rudolf Steiner que, aliando ensino e espiritualidade, introduziu a Pedagogia Waldorf em 1919, na Alemanha. No Brasil, a primeira escola foi fundada em 1956 e, segundo a Federação das Escolas Waldorf no Brasil, "atualmente são mais de 70 escolas e jardins filiados e um número crescente de novas iniciativas que se espalham por todas as regiões brasileiras".

Na Proposta Educacional das Escolas Waldorf no Brasil é explicado que a “Pedagogia Waldorf concebe o homem como uma unidade harmônica físico-anímico-espiritual e sobre esse princípio fundamenta toda a prática educativa.

A partir de uma visão antropológica, a Pedagogia Waldorf abrange todas as dimensões humanas, que estão em íntima relação com o mundo, explica e fundamenta o desenvolvimento dos seres humanos segundo princípios gerais evolutivos que compreendem etapas de sete anos, denominadas setênios".

 

Você pode ler sobre os setênios, e o que é trabalho em cada um, aqui:http://www.sab.org.br/portal/pedagogiawaldorf/369-principios-pedagogia-waldorf

 

O processo de ensino-aprendizagem de uma escola Waldorf segue alguns princípios básicos de inspiração antroposófica*

 

A liberdade individual é a maior riqueza do homem.

A Antroposofia entende que o que distingue o homem dos outros seres da natureza é a sua capacidade de decidir sobre si mesmo e de fazer escolhas conscientes. O propósito de uma Escola Waldorf é, portanto, formar indivíduos em condições de zelar por sua liberdade, prontos a responder por suas decisões, de modo a garantir não apenas o seu bem-estar pessoal, mas sua contribuição ao mundo.

 

O ensino só pode ser vivo e luminoso se for livre

A aprendizagem que privilegia apenas o intelecto dificilmente atinge o ser humano por inteiro. As emoções e sensações que acompanham a experiência de aprender dão sustentação ao que é captado intelectualmente. Na Escola Waldorf, a expressão artística, presente em todas as áreas do conhecimento, favorece e possibilita essa integração, ao expor livremente os anseios humanos. Quando a informação é elaborada no intelecto (pensar), passa pelos órgãos dos sentidos (sentir) e determina uma vontade (agir), ela se transforma em conhecimento. Pensar, sentir e agir é o caminho da aprendizagem.

O ser humano atual é fruto de acontecimentos que remontam aos primórdios da humanidade

O homem reproduz em seu desenvolvimento a evolução da civilização humana. O currículo de uma Escola Waldorf acompanha e respeita esse tempo de crescer. O conteúdo é transmitido de acordo com a fase de desenvolvimento em que o aluno está, de modo que ele possa reconhecer dentro de si as experiências para as quais está pronto a viver. Ao entrar para a escola, a criança muito pequena é estimulada pela curiosidade, alcançando pouco a pouco o domínio da linguagem, da escrita, dos números e das ciências. Espera-se que, ao terminar o ensino médio, o jovem esteja, por fim, apto a se identificar com o homem contemporâneo.

Click na foto.

*Fonte: Federação das Escolas Waldorf no Brasil

Texto retirado do blog abaixo :

https://www.noseodavi.com/blog/voce-conhece-pedagogia-waldorf/ 

Gostou? Você ainda pode assistir ao documentário “Waldorf: ensino e aprendizagem para além dos muros da escola”, produzido por Verônica Marchi Costa na Viver Escola Waldorf de Bauru.