Efeito rebote na pele: o que é e como prevenir
É comum pessoas com pele oleosa relatarem que mesmo fazendo uma rotina de skincare rigorosa, a oleosidade excessiva ainda persiste e em muitos casos até piora, o motivo para isso acontecer é o efeito rebote na pele. Para te ajudar a entender mais sobre essa condição, trouxemos um conteúdo recheado com dicas de cuidados. Vem conferir!
O que é o efeito rebote na pele? O que causa?
O efeito rebote acontece quando fazemos a limpeza de pele com mais frequência do que o recomendado ou usamos sabonetes faciais muito agressivos que retiram excessivamente a oleosidade da pele.
Essa prática faz com que as glândulas sebáceas aumentam a produção de óleo para compensar a perda. O resultado disso é o aumento da oleosidade e do aparecimento de cravos e espinhas na pele.
O efeito rebote é mais comum em pessoas com pele mista ou oleosa, pois naturalmente esses tipos de pele produzem mais oleosidade. No entanto, esse efeito pode acontecer em qualquer tipo de pele, dependendo da forma que está sendo feita a rotina de cuidados.
Como prevenir o efeito rebote na pele?
O efeito rebote é uma resposta da nossa pele para combater o ressecamento. Para evitá-lo é importante combater a oleosidade, mas garantindo a hidratação adequada. Confira algumas dicas de cuidados abaixo.
Escolha produtos adequados para o seu tipo de pele
A escolha dos produtos usados durante a rotina de skincare é importante para evitar o efeito rebote. Fique atento à formulação e veja se o produto é indicado para o seu tipo de pele, por exemplo, pessoas com pele oleosa devem escolher itens livres de óleo e com agentes que combatem a oleosidade, mas sem ressecar a pele.
Não lave o rosto em excessivamente
Lavar o rosto com muita frequência ou com produtos abrasivos pode remover a oleosidade natural da pele e causar o efeito rebote. A dica é: lave o rosto duas vezes ao dia, durante o skincare diurno e o skincare noturno.
Use protetor solar diariamente
Um dos efeitos causados na pele pela exposição aos raios solares é a desidratação. Por isso, é importante usar o protetor solar diariamente para proteger a pele e evitar danos.
Hidrate a pele regularmente
A hidratação ajuda a manter a pele saudável e equilibrada. Muitas pessoas com pele oleosa tendem a pensar que não precisam de hidratação, porém todos os tipos de pele precisam receber esse cuidado.
É possível reverter o efeito rebote na pele?
A boa notícia é que geralmente esse efeito é temporário e pode ser minimizado tendo cuidados mais gentis com a pele. Algumas medidas que podem ajudar incluem:
Introduzir gradualmente novos produtos na sua rotina de cuidados com a pele, especialmente aqueles que contêm ingredientes ativos, como ácidos ou retinóides.
Evitar a superexposição ao sol
Consultar um dermatologista que pode te ajudar a elaborar um plano de cuidados que vai ajudar a reverter o efeito rebote.
Fonte: Blog oBoticário