Ácido para o rosto: Tipos de ácidos para pele e indicações de uso
No universo de skincare, muitos são os tratamentos para amenizar sinais, potencializar a hidratação ou clarear manchas. Nessa missão, um grande protagonista é o ácido para o rosto, categoria que oferece muitos benefícios e pode ser usado para diversas finalidades.
Conheça mais sobre ácido para o rosto e como utilizá-lo de acordo com o seu objetivo!
O que é ácido para o rosto?
Ácido para o rosto é um ativo versátil que pode ser usado para diversos fins, devido sua capacidade de esfoliação, eliminação de células mortas e estímulo da produção de colágeno, por exemplo.
Para que serve ácido no rosto?
O ácido para o rosto é um importante aliado no combate a manchas na pele, controle da oleosidade, cicatrizes de acne e até linhas de expressão e rugas.
Quais são os tipos de ácidos para o rosto que existem?
Para descobrir qual o melhor ácido para o rosto, é preciso entender quais os tipos de ácidos que existem e como eles funcionam. Veja alguns deles:
Ácido azelaico
O ácido azelaico tem função clareadora, inibindo o excesso de pigmentação, atuando na prevenção, melhora e controle de manchas como o melasma.
Ácido retinóico
O ácido retinóico atua na renovação celular que, aliado a outros ácidos, contribui para redução de manchas, rugas e linhas de expressão.
Ácido glicólico
O ácido glicólico promove esfoliação, removendo a camada mais superficial da pele, estimulando a produção de colágeno, renovando e deixando a derme mais luminosa.
Ácido kójico
O ácido kójico é um potente despigmentante, que diminui a produção de pigmento na pele, sendo eficiente no combate a manchas escuras, além de prevenir o envelhecimento precoce da pele.
Ácido ascórbico
O ácido ascórbico é a famosa vitamina C, poderoso antioxidante que ajuda na uniformização do tom da pele, além do efeito protetor da radiação UV.
Ácido tranexâmico
O ácido tranexâmico inibe a produção normal de melanina e, assim, contribui para clarear manchas da pele, principalmente o melasma no rosto.
Ácido hialurônico
O ácido hialurônico tem alto poder hidratante e umectante, evitando a perda de água da pele, além de deixá-la com maior elasticidade e firmeza.
Quais são as indicações de cada ácido?
Com tantas opções, qual a melhor para o seu caso? Veja quais são as indicações de cada ácido:
Para controlar a acne: ácidos glicólico e salicílico
Para manchas: ácido retinóico e tranexâmico
Para cicatrizes de acne: ácidos retinóico e salicílico
Para rugas e flacidez: ácido hialurônico, glicólico e retinóico.
Qual melhor ácido para o rosto para rosto oleoso?
A pele oleosa sofre com o excesso de produção de sebo que, além de uma sensação de pele pesada, traz brilho intenso, poros dilatados e propensão à acne. Para combater essas características, o melhor ácido para o rosto é o ácido salicílico, que pode ser associado ao ácido retinoico ou glicólico.
O ácido salicílico esfolia e renova a pele do rosto, removendo as células mortas e o excesso de oleosidade. Ainda, esse ácido para o rosto inibe a formação de cravos e espinhas, ao mesmo tempo que age nas lesões que os comedões podem vir a produzir.
Depois de todas essas dicas, procure um dermatologista e converse sobre as melhores opções para o seu caso. Com certeza, você vai encontrar um ácido para o rosto perfeito para você!
Fonte: Blog Salon Line