Saiba como engrossar o cabelo fino e ralo
Cabelos volumosos e encorpados costumam estar na lista de desejo de muitas pessoas, independente da curvatura. Porém, é bastante comum que os fios fiquem ralos e finos por diferentes motivos. Se você precisa contornar esse quadro, conheça nossas dicas de como engrossar o cabelo. Vamos lá?
Características do cabelo fino e ralo
Não é difícil reconhecer cabelos finos e ralos, porém identificar se os nossos fios, de fato, estão passando por esse problema não é uma tarefa simples. O pouco volume ou mesmo uma aparência frágil não são suficientes para determinar se os fios estão enfraquecidos. Assim, a principal característica do cabelo ralo é a pouca quantidade de fios, já a característica do cabelo fino é a baixa espessura da haste. Essa combinação resulta em baixo volume e muitos nós.
A perda de volume capilar e de fios pode ser genética ou também pode ser causada por fatores externos, como exposição constante a ferramentas de calor, e pelo excesso de procedimentos químicos, como alisamento e descoloração.
Nesses cenários é comum que, além de finos e ralos, os fios não estejam saudáveis. Para saber se esse é o seu caso, identifique os sinais: cabelos que quebram com facilidade, esticam e depois arrebentam, têm aparência opaca, sem brilho e com pouco movimento. Se esse é o diagnóstico, é hora de saber como engrossar o cabelo.
É possível fazer o cabelo engrossar?
A espessura dos fios de cabelo é determinada em grande parte pela genética. Mas, algumas ações práticas de cuidado podem influenciar a aparência e a textura do fio:
Produtos certos: Existem shampoos, condicionadores e finalizadores com fórmulas específicas para dar volume nas madeixas. Esses produtos costumam revestir o cabelo, ampliando sua espessura.
Tratamentos de proteína: As proteínas podem ajudar a fortalecer os fios de cabelo. Tratamentos de proteína ou condicionadores profundos podem ajudar a fortalecer cabelos danificados e prevenir a quebra.
Dieta e suplementos: Uma dieta equilibrada rica em proteínas, vitaminas e minerais pode promover cabelos mais fortes e saudáveis. Suplementos como biotina, zinco e ácidos graxos ômega-3 são frequentemente associados ao suporte à saúde capilar.
Evitar danos: Reduzir o uso de ferramentas de calor (como secadores e pranchas), evitar processos químicos e adotar técnicas suaves de pentear pode ajudar a minimizar a quebra e manter o cabelo saudável.
7 dicas de como engrossar o cabelo rápido
Tratar os fios é extremamente importante, e leva tempo. Portanto, algumas dicas e cuidados de como engrossar o cabelo fino e ralo podem oferecer um resultado mais rápido. Mas, o tratamento não pode ser negligenciado, viu?
Evite altas temperaturas
Evite por um tempo expor os fios a altas temperaturas, o que significa deixar de lado o secador e a chapinha. Além disso, comece a tomar banhos mais mornos;
Seque os fios antes de dormir
Não durma com cabelos molhados e evite o atrito dos fios com a fronha. Uma dica é envolvê-los com um lenço antes de dormir. Se você for cacheada, prefira os de seda ou cetim;
Use tônicos fortalecedores
Faça massagens com tônicos capilares diretamente no couro cabeludo, pois isso estimula o crescimento dos fios e ainda ajuda a hidratá-los desde o bulbo capilar;
Use ampolas de vitaminas
Misture ampolas de vitamina para engrossar o cabelo no condicionador para potencializar seus efeitos. A vitamina B7 é uma das mais indicadas e de rápida ação;
Se desejar, corte os fios em camadas
Para um visual com mais volume, repicar os fios em camadas bem curtinhas e apostar em cortes como o french bob pode favorecer esse resultado;
Aposte na finalização com mousses
Produtos como mousses e pomadas ajudam a compor penteados modernos e mais volumosos. Experimente aplicá-los nas mechas e amassá-las com as mãos;
Seque os fios naturalmente
Secar os cabelos naturalmente e mantê-los soltos é outra ação que funciona para aumentar o volume dos fios, além de evitar o uso do secador.
Como engrossar os fios de cabelo naturalmente?
Com essas dicas de como engrossar o cabelo rápido, você vai conseguir fios mais bonitos e volumosos, porém elas não substituem tratamentos mais intensos como o cronograma capilar. As etapas de hidratação, reconstrução e umectação, que, embora levem mais tempo para serem feitas, têm resultados mais duradouros e favorecem um resultado de renovação natural do cabelo:
A reconstrução capilar precisa ser sua melhor amiga
Isso mesmo! A reconstrução capilar para cabelos cacheados, crespos, lisos ou ondulados deve ser feita a cada 15 dias em fios muito danificados, ou uma vez ao mês em madeixas naturalmente finas. Isso porque, ela é responsável por repor a massa e todos os nutrientes que foram perdidos, ainda mais em cabelos que passaram por procedimentos químicos. O objetivo aqui não é deixar o fio mais grosso, mas com certeza mais saudável e encorpado.
A hidratação ajuda engrossar o cabelo
Se a reconstrução é responsável por repor a massa, a hidratação tem como função repor água. Por isso, faça hidratações sempre que possível e invista em uma máscara potente capaz de oferecer aos fios todos os cuidados necessários para deixá-los mais bonitos ainda.
Umectação em todos os momentos para engrossar o cabelo
A umectação é feita com óleos 100% vegetais e é capaz de nutrir todo o cabelo. Entre os inúmeros ativos presentes nos óleos, um que faz muito sucesso é o óleo de coco – suas propriedades são super hidratantes e ele é rico em gordura boa. Ou seja, ajuda a encorpar os fios e dá a sensação de cabelos mais grossos e com volume. Dica: faça o tratamento a cada 15 dias para um melhor resultado.
Nutrição, nutrição e nutrição
Ao lado da umectação, a nutrição capilar é responsável pela reposição lipídica dos fios, favorecendo o brilho e reduzindo o ressecamento. Para um resultado satisfatório, use máscaras focadas em nutrição, com formulações à base de óleo, ovo e manteigas. O tratamento de nutrição é indicado para cabelos opacos, sem vida, com muito frizz e que apresentam queda.
O que é bom para engrossar o cabelo?
Diferentes ingredientes e ativos podem ser aplicados para nutrir os fios e torná-los mais grossos, seja para quem deseja apenas estimular seu crescimento ou para quem quer engrossar cabelos finos e quebradiços. Conheça os principais e mais fáceis de encontrar:
Hibisco: Rico em aminoácidos, o hibisco engrossa o cabelo e ainda atua naquelas áreas onde os fios são mais ralos, além de estimular seu crescimento;
Babosa: Conhecida por hidratar e fortalecer profundamente os fios, a babosa engrossa o cabelo por possuir propriedades muito parecidas com a queratina;
Gengibre: É mito dizer que o gengibre engrossa o cabelo, porém ele ajuda a dar mais volume aos fios e ainda trata o couro cabeludo de possíveis infecções;
Biotina: Também conhecida como vitamina B7, a biotina engrossa o cabelo e ainda garante que os fios fiquem mais brilhantes e fortes da raiz às pontas.
Como engrossar o cabelo em casa?
Que tal engrossar o cabelo em casa? Conheça receitinhas caseiras super fáceis de seguir para conquistar fios encorpados, com volume e, claro, muito mais saudáveis:
Engrossar o cabelo com babosa
Para engrossar o cabelo com babosa, você vai precisar de uma ou mais folhas de babosa e sua máscara capilar Salon Line favorita. Corte as folhas da babosa no sentido do comprimento e raspe o gel no interior das folhas com uma colher. Lave os cabelos com shampoo e seque delicadamente para tirar o excesso de água.
Penteie os fios com cuidado – se eles embaraçam muito, aplique um creme para pentear para facilitar. Depois, divida os cabelos em mechas e aplique a babosa por todo comprimento. Deixe por 20 minutos e aplique a máscara. Deixe agir por mais 15 minutos e enxágue. Repita a cada quinze dias.
Engrossar o cabelo com hibisco
Para engrossar o cabelo com hibisco, prepare o chá de hibisco na véspera: misture uma colher de sopa de hibisco com duas xícaras de água fervente. Deixe fazer a infusão e reserve. No dia seguinte, aplique o chá frio no couro cabeludo massageando suavemente. Não precisa lavar os fios antes, faça com os cabelos secos.
Deixe o chá agir no couro cabeludo por 30 minutos e enxágue bem para retirá-lo por completo. Depois lave normalmente com shampoo e condicionador. Prefira produtos com ativos como vitamina B7 e óleo de rícino para finalizar o tratamento. Essa receitinha deve ser feita uma vez ao mês para não ressecar o couro cabeludo.
Engrossar o cabelo com colágeno e vitamina B5
Se você quer saber como fazer o cabelo crescer e engrossar, essa receitinha foi feita sob medida. Misture num potinho uma colher de sopa de colágeno em pó com uma colher de sopa de vitamina B5, também chamada de D-Pantenol.
Misture bem e adicione uma máscara branca de hidratação capilar, aquela que mais gostar e em quantidade suficiente para o seu cabelo. Lave os cabelos com shampoo e retire o excesso de água. Aplique a mistura em todo fio, da raiz às pontas, e deixe agir por 30 minutos. Enxágue bem e aplique um creme de pentear para finalizar o tratamento. Repita a cada quinze dias.
Misturinha caseira com gelatina em pó no shampoo
Muitas pessoas acreditam que usar gelatina para engrossar o cabelo não dá resultado. A boa notícia é que, sim, a gelatina engrossa o cabelo, pois o colágeno envolve os fios e, ao mesmo tempo, protege e aumenta a espessura dos cabelos. Confira uma receita simples e rápida:
Para fazer, adicione duas colheres de gelatina em pó incolor dentro do seu frasco de shampoo. Em seguida, misture bem e quando for lavar o cabelo faça uma boa massagem nos fios. Deixe agir por 5 minutinhos. Para finalizar, enxágue os fios com água fria e então aplique o condicionador de sua preferência.
Engrossar o cabelo com biotina
Também conhecida como vitamina B7, a biotina está presente em gemas de ovos, peixes, batatas, espinafre, leite e muitos outros. Ou seja, aquilo que colocamos no prato, também pode impactar diretamente na saúde capilar. Além disso, para potenciar os benefícios dos alimentos ricos em biotina, confira a receitinha de máscara capilar enriquecida com esse ativo.
Faça uma máscara com 5 gotas de óleo essencial de lavanda, 1 gema de ovo, 1 colher de sopa de azeite de oliva e 2 colheres de sopa de levedo de cerveja. Ao combinar todos esses ingredientes, é possível criar uma mistura homogênea. Aplique nos cabelos secos, desde a raiz até as pontas, dando especial atenção à massagem do couro cabeludo. Após a aplicação, deixe a máscara atuar por 30 minutinhos antes de enxaguar e lavar os cabelos como de costume. Prontinho!
Fonte: Blog Salon Line