10 maneiras de poupar.

10 Maneiras de poupar dinheiro quando o salário é pequeno:

Por Sofia Serrane & Bianca Edwards

Ao contrário do que muitos pensam, ganhar pouco também pode ser sinónimo de poupança. 💰💰💰

Descubra 10 maneiras para poupar mesmo quando o salario é baixo👇

A actual conjuntura do país levou a que muitas pessoas tenham visto o seu salário reduzido muito mais que o desejado. Admitindo que esta é a única fonte de rendimento da maioria das pessoas, estas reduções trouxeram consigo ajustes e reajustes ao seu estilo de vida, aos seus hábitos de consumo e à forma como gerem o seu dinheiro, deixando na maioria das vezes muito pouco espaço para a poupança. Contudo, apesar de requerer esforço e força de vontade, poupar mesmo tendo um salário mais baixo é possível!!

Abaixo indicamos 10 maneiras para fazer seu salário rennder e que você possa poupar para seu planos e sonhos.

1 – Analise as suas despesas.

Divida os seus gastos em três categorias: fixos, variáveis e extras. Geralmente os gastos fixos são a renda da casa e/ou a prestação do carro, os gastos variáveis, que podem também ser fixos, são despesas como água, luz, gás e os extras são coisas como o café diário ou o jantar no restaurante.

2- Corte dos gastos variáveis.

Com pequenos gestos poderá reduzir as suas despesas variáveis. Evitar banhos longos, desligar sempre as luzes quando não as estiver a usar, desligar igualmente os electrodomésticos ou mesmo reduzir a quantidade de cigarros que fuma (caso seja fumante), são alguns exemplos.

3 – Reduza as despesas fixas.

Esta é a categoria onde é mais difícil fazer reduções. Se tenha uma hipoteca procure saber as condições que tem e quais as condições que outras entidades bancárias lhe oferecem. Se tem vários créditos, cada um com sua taxa de juros talvez a consolidação detodos estes créditos seja vantajosa, passando a pagar apenas uma prestação, com um valor inferior ao de todos os créditos.

4 – Organize as suas contas no início de cada mês.

Não poupe o que lhe sobrar ao final do mês, porque eventualmente pode não sobrar nada. Divida no início de cada mês o seu dinheiro, pague todas as despesas e coloque logo de lado o dinheiro que pretende poupar.

5 – Procure atividades de lazer gratuitas.

Ganhar pouco não tem de significar que vai deixar de fazer actividades de que gosta, significa apenas que será necessário fazer um reajuste. Em vez de ir ao restaurante, junte os amigos e jante em casa ou em vez de ir ao ginásio, procure parques onde possafazer exercício de forma gratuita, por exemplo. Veja aqui as nossas dicas para poupar em exercício físico.

6 – Seja rigoroso com as pequenas despesas.

Não caia na tentação dos pequenos extras como, por exemplo, o café. Se pensar que um café fora custa normalmente o dobro do custo caseiro e que toma pelo menos um por dia, este extra custar-lhe-à cerca de 54 pounds por mês. Se é daquelas pessoas que toma o café de manhã e depois de almoço este custo vai duplicar e, em café, gastará 108 pounds por mês. Pondere reduzir os cafés que toma fora. Faça em casa e leve para o trabalho. Se tem outro tipo de extras em que costuma gastar dinheiro faça o mesmo exercício: contabilize o que gasta por mês e analise o impacto que este tem no seu orçamento mensal. Se acha que os pequenos gastos não têm muito peso no seu orçamento mensal, leia o artigo sobre economia de casal e veja como a Mónica Sofia e o Rubim Fonseca conseguiram poupar £1,700 mudando apenas pequenos hábitos, tais como tomar o pequeno-almoço em casa em vez de comer na rua ou em cafés.

7 – Evite os cartões de crédito.

O cartão de crédito pode ser uma ajuda nas gestões das nossas finanças pessoais, mas se ganha pouco e o orçamento é apertado não é aconselhado que utilize este recurso. Ao fazer uso do cartão de crédito pode estar a dar um primeiro passo para perder o controle das suas despesas e perder a noção de quanto realmente consegue se poupar por mês.

8- Não se atrase no pagamento das contas.

“Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje” é um ditado que se aplica a este ponto. Evite deixar os pagamentos obrigatórios para depois, pois vai correr dois riscos: o de gastar o dinheiro destinado a determinada despesa em outra coisa ou e de ver acrescentada à sua conta algum tipo de multa se se esquecer e deixar a data limite de pagamento passar.

9 – Utilize a regra dos 10 segundos.

Esta é a a regra de ouro para evitar as compras por impulso. Antes de comprar algo porque viu uma promoção ou porque acha que está a bom preço, faça uma pausa de 10 segundos e pergunte-se: “preciso mesmo disto?”, “eu realmente quero isso?" Pense no famoso e desnecessário acúmulos de coisas que na verdade você não precisa.

10– Retire um dia por mês ou mesmo um dia por semana para não comprar nada. ( Absolutamente nada!)

Muitas das compras que fazemos vêm dos hábitos que temos, por isso reserve um ou vários dias por mês para não comprar nada. Vai ver quem sabe que há coisas que nem precisava ou que fez algo que não fazia há algum tempo sem gastar dinheiro.

Com força de vontade e até um pouco de imaginação, poupar mesmo ganhando pouco é possível! E você que técnicas usa para poupar? Partilhe conosco as estratégias que voce usa no seu dia-a-dia. 😀

Boa sorte 🍀

Aspect Plus Ltd

Info@aspectplus.co.ukl

upload.jpg