Aprenda a viver com menos do que você ganha

Aprenda a viver com menos do que você ganha


Por Sibia Keila


Se pudéssemos definir a regra número um para uma vida financeira equilibrada, ela seria: gaste menos do que ganha. Embora pareça óbvia, ela é difícil de ser seguida pela maioria da população, especialmente porque as pessoas simplesmente não planejam seus gastos e sem planejamento o resultado não pode ser outro. Mas isso tudo, é claro, pode mudar.


Para isso, enumerei três dicas importantes, viáveis e simples, que podem de fato te ajudar. A primeira é óbvia, mas pouco praticada: prefira sempre pagar à vista. Se não tem dinheiro para comprar aquele produto que tanto quer naquele momento, não compre. O ideal é que espere até ter o valor em mãos para comprar à vista, dessa forma você não compromete o orçamento dos próximos meses, evita tarifas e até ganha desconto.


A segunda dica é: monitore seu orçamento a todo tempo. Sabe aquele gasto diário pequeno? Ele faz diferença no final do mês. Geralmente passam despercebidos e por isso mesmo toma uma importância tão grande em seu orçamento: porque você não sabe para onde ele vai. Hoje já existe varios aplicativos sobre isso e você também pode utilizar a boa e velha planilha.


Por fim, mas sempre muito importante: se desfaça dos gastos desnecessários. Será que você não consegue diminuir nenhuma assinatura? Aquela que você paga e não usa. É preciso jantar todo sábado naquele lugar? Todo domingo você precisa ir ao cinema? Não pode ir de ônibus em vez de gastar tanto dinheiro com gasolina?


São pequenos questionamentos e mudanças, mas que fazem a diferença. Afinal, você não obterá resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas. É preciso fazer diferente para obter resultados diferentes e sair da inércia. Começando com o básico, você já perceberá a diferença e com certeza não vai se arrepender. Procure já se educar financeiramente e viver de forma plena.



Previous
Previous

Quer aprender a administrar um negócio?

Next
Next

AUTOR PUBLICA LIVRO SOBRE NOSSA SENHORA APARECIDA